Microsoft oferece crédito no Skype para brasileiros que configuram Bing como buscador padrão

No Brasil, o Google é líder disparado em buscas, registrando mais de 95% de participação segundo a Hitwise*. É bastante difícil quebrar esse domínio, então a Microsoft resolveu dar um incentivo curioso para estimular o Bing no país. Uma página promocional oferece US$ 2 em crédito de Skype para quem configurar o Bing e MSN […]

No Brasil, o Google é líder disparado em buscas, registrando mais de 95% de participação segundo a Hitwise*. É bastante difícil quebrar esse domínio, então a Microsoft resolveu dar um incentivo curioso para estimular o Bing no país.

Uma página promocional oferece US$ 2 em crédito de Skype para quem configurar o Bing e MSN como padrões nos navegadores (Chrome, Firefox e Internet Explorer). A página lembra que a oferta é válida “apenas para computadores com Windows”.

Skype voucher 5

Funciona assim: você visita esta página, clica em “Ganhe seus créditos agora”, baixa e roda um programa (não é preciso instalar). Basta colocar seu e-mail, clicar em Próximo e receber o voucher. Não precisa ser o mesmo endereço cadastrado no Skype: você pode usar o vale-crédito em qualquer conta.

Skype voucher 2

Aí é só clicar no link, fazer login no Skype e reivindicar seu crédito gratuito (até 31 de julho). Ele é depositado na hora no seu saldo. Uma vez no Skype, os créditos não expiram.

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É um pouco estranho ter que baixar um programa para ganhar os créditos, mas ele é realmente da Microsoft. No who.is, vemos que o site foi registrado para a “Microsoft Corporation” pela MarkMonitor, que protege marcas corporativas na internet.

O Slashdot nota que, ao tentar acessar a página fora do Brasil, você se depara com a mensagem “Desculpe, esta promoção não está disponível para seu país”.

Minutos de ligação

O que é possível fazer com US$ 2? Ao ligar para telefone fixo no Brasil, você paga 2,3 centavos de dólar por minuto, mais 4,9¢ por chamada (é a taxa de conexão). Fazendo as contas, vemos que isto é o bastante para uma ligação de 84 minutos. Mas a cada ligação é cobrada a taxa de conexão, por isso o crédito gratuito pode render menos.

Para celulares no Brasil, o custo é de 13 centavos por minuto, mais 8,9¢ por chamada. Ou seja, os créditos renderiam até 14 minutos de conversa. Se os créditos acabarem, a ligação é interrompida e você pode comprar mais créditos.

Para telefones (fixo ou celular) nos EUA e Canadá, o Skype cobra 2,3¢ por minuto mais 4,9¢ por chamada, rendendo até 84 minutos de ligação. Quanto a outros países, as tarifas cobradas pelo Skype estão disponíveis neste link.

Bing e crédito gratuito

Não é a primeira vez que a Microsoft tenta alavancar o Bing oferecendo crédito grátis. Em 2010, usuários americanos ganhavam pontos da Microsoft (para usar na Xbox Live ou Zune) instalando a barra do Bing e realizando buscas.

Nos EUA, existe até hoje o programa Bing Rewards: você ganha créditos ao realizar buscas no Bing ou ao experimentar novas funções. Esses créditos podem então ser convertidos para prêmios, como gift cards da Amazon, Starbucks e Burger King.

Estranhamente, no Brasil a promoção não estimula o uso contínuo do Bing, o que pode ser um problema. Afinal, ela está bastante sujeita a abuso: alguém poderia pedir o voucher mais de uma vez usando e-mails diferentes. Pior: você pode, posteriormente, retirar o Bing e MSN do(s) seu(s) navegador(es) sem perder os créditos do Skype. A promoção foi anunciada pelo blog da Microsoft Brasil há uma semana, mas não ficaria surpreso se ele acabasse em breve.

Será que oferecer créditos do Skype ajudará o Bing a ganhar espaço por aqui? Bem, talvez ajudasse mais se o buscador brasileiro fosse tão competente quanto a versão americana, algo que esperamos desde que ele foi lançado em 2009. (A diferença é notável; basta ver as imagens abaixo.) Isso poderia ser mais eficiente que distribuir US$ 2 por aí, não? [Promoção via Slashdot via @scharlab]

Bing Brasil:

bing br gizmodo

Bing americano:

bing us gizmodo

*O Google Brasil teve 93,95% de participação nas buscas realizadas no país em março, e o Google.com teve 2,52%. O Bing.com teve só 1,52% de participação no mesmo período.

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