_Skype

Microsoft avisa que Skype deixará de funcionar no Windows Phone 8.1 e Windows RT

O Skype está mudando nos bastidores para sincronizar melhor suas conversas entre dispositivos. Isso significa que plataformas antigas serão abandonadas.

O Skype está mudando nos bastidores para sincronizar melhor suas conversas entre dispositivos. Isso trará uma experiência melhor no Windows 10 – e significa que plataformas antigas serão abandonadas.

Skype passa a esconder endereço IP do usuário
Skype traduz conversas de áudio em português brasileiro em tempo real

O app do Skype no Windows Phone 8.1 e no Windows RT perderá o suporte da Microsoft em outubro, e deixará de funcionar completamente no início de 2017.

Sobre o Windows Phone, a página de suporte diz:

Embora o suporte não esteja mais disponível a partir de outubro de 2016, o aplicativo Skype no Windows Phone 8 e no Windows Phone 8.1 continuará a funcionar (possivelmente com algumas limitações) até o início de 2017, quando encerrará a transferência das chamadas do Skype para a nuvem (consulte o blog do Skype).

O mesmo vale para o Windows RT – versão do sistema operacional feita para rodar em processadores ARM – e até mesmo para o Android 4.0.2 ou inferior: os apps oficiais do Skype vão parar de funcionar.

Isso é problemático porque o Windows RT não será atualizado para o Windows 10 – o máximo que ele recebeu foi um novo menu Iniciar – e muitos usuários de smartphones não podem atualizar para o Windows 10 Mobile. Segundo a consultoria AdDuplex, apenas 11,9% de smartphones Windows rodam essa versão do sistema.

E como lembra o MSPowerUser, esta não é a primeira vez que a Microsoft retirou suporte do Skype para versões mais antigas do Windows Phone: em 2014, dez milhões de usuários do Windows Phone 7 foram deixados para trás.

O Skype está mudando de uma base peer-to-peer para uma infraestrutura na nuvem, o que permite sincronizar melhor as mensagens entre dispositivos e acrescentar recursos como acesso offline, tradutor e bots.

As duas arquiteturas – P2P e nuvem – vêm funcionando lado a lado há anos, o que nem sempre deu certo: mensagens deixam de ser enviadas ou chegam na ordem errada, por exemplo. Esses erros devem ocorrer menos quando a migração estiver completa.

[Skype via MSPowerUser]

Foto por TechStage/Flickr

Sair da versão mobile