_Skype

Como funciona o tradutor de voz em tempo real do Skype, que será lançado ainda este ano

A Microsoft fez uma demonstração de um novo recurso incrível do Skype: ele permitirá falar com pessoas em outros idiomas traduzindo sua voz em tempo real. Gurdeep Pall, vice-presidente que comanda o Skype, testou o novo recurso na Code Conference, ligando para um executivo de língua alemã a fim de demonstrar a tradução – e […]

A Microsoft fez uma demonstração de um novo recurso incrível do Skype: ele permitirá falar com pessoas em outros idiomas traduzindo sua voz em tempo real.

Gurdeep Pall, vice-presidente que comanda o Skype, testou o novo recurso na Code Conference, ligando para um executivo de língua alemã a fim de demonstrar a tradução – e ela é “muito boa”, de acordo com alguns membros do público que falam alemão.

Quando em uso, o novo recurso exibe uma tradução das palavras da outra pessoa na parte inferior da tela. Não é algo totalmente instantâneo: você precisa esperar até que a outra pessoa termine antes de ver o que ela está dizendo, mas é um começo impressionante. E quanto mais pessoas usarem o novo recurso, mais precisa deve ficar a tradução.

Na verdade, a Microsoft Research vem trabalhando em tradução de voz há anos. Em 2010, a empresa demonstrou o Translating! Telephone, um sistema VoIP que converte sua voz em texto e a traduz para outro idioma em tempo real. (Na época, a Microsoft ainda não era dona do Skype).

E em 2012, a Microsoft mostrou um software que consegue analisar sua fala, traduzi-la para outro idioma e (tentar) pronunciá-la usando o seu tom de voz.

No Skype, a Microsoft planeja começar com apenas alguns idiomas, e apenas em computadores com Windows. No futuro, deve vir suporte para outras línguas e outras plataformas. A fase beta deve começar ainda este ano, sem data definida. [Microsoft]

Sair da versão mobile