Capinhas de tablet parecem um acessório cada vez mais importante: a primeira versão para o iPad 1 não agradou muita gente, diversas empresas surgiram com formatos diferentes e a Apple acabou abraçando um estilo de desenho semelhante a um modelo da InCase para criar a Smart Cover, uma capa inteligente e bem prática de usar. Agora, uma empresa coreana, a Anymode, parece ter feito uma homenagem ao case da Apple — mas sem a aprovação da Samsung.

O Smart Case (sério, este é o nome) para o Galaxy Tab 10.1 foi desenvolvido pela Anymode, uma empresa de acessórios com longa data de trabalho com a Samsung e que é tocada por ninguém menos do que o sobrinho de Kun-Hee Lee, atual CEO da gigante coreana. O desenho da capa é muito, mas muito semelhante ao Smart Cover — e a coisa só fica pior pela escolha de cores, ainda mais semelhante ao case da Apple.

Inicialmente, o incômodo era ainda maior por causa de um simples selo no canto de algumas fotos do produto: Designed for Samsung Mobile. O detalhe dava a entender que a Samsung havia certificado o design da Smart Case. Seria a prova total de que a empresa não estava nem aí para cópias. Mas, após a descoberta do site 9to5Mac, a Samsung publicou uma rápida nota em seu blog oficial avisando que não deu à Anymode nenhum certificado oficial ao Smart Case, e que estava trabalhando para a remoção do selo. Arrependimento? Ou a Anymode foi esperta mesmo? De qualquer modo, se o clima entre Apple e Samsung já não é dos melhores, qualquer faísca pode significar uma nova explosão — leia-se “série de processos por violação de patente”. [9t05Mac]