_Android

Smartphone com Android pode ser personalizado com mais memória, mais megapixels e mais entradas

Você quer comprar um smartphone com Android, mas talvez não ache um aparelho exatamente com as especificações que você quer. Você queria mais megapixels na câmera, ou uma câmera frontal, ou saída HDMI, ou mais memória ROM para instalar mais apps. A empresa alemã Synapse-Phones quer resolver este problema, permitindo que você personalize seu Android em até quinze formas diferentes.

Você quer comprar um smartphone com Android, mas talvez não ache um aparelho exatamente com as especificações que você quer. Você queria mais megapixels na câmera, ou uma câmera frontal, ou saída HDMI, ou mais memória ROM para instalar mais apps. A empresa alemã Synapse-Phones quer resolver este problema, permitindo que você personalize seu Android em até quinze formas diferentes.

O Synapse One tem processador de 1GHz, tela SuperLCD de 4 polegadas com resolução 480×800, três microfones – um pro telefone, um pra câmera e outro pra cancelamento de ruído – além entrada para cartão SD, Bluetooth e GPS. Ele roda Android 2.2 padrão e tem uma carta na manga: já vem rooteado – ou seja, instalar ROMs customizadas e atualizar o aparelho será bem mais fácil.

E o que você pode escolher? Algumas opções já deveriam vir inclusas mas não vêm, como Wi-Fi e entrada 3,5mm para fone de ouvido. Outras são ótimas opções: câmera de 5, 8 ou 12 megapixels? Com flash LED, Xenon ou sem? Câmera frontal? Rádio FM? Saída HDMI? Batata frita pra acompanhar? Você ainda pode escolher uma bateria mais potente, botões frontais físicos ou capacitivos e até 1GB de memória RAM.

O modelo mais básico sai desbloqueado por 299 euros (cerca de R$700). A opção mais cara, com todas as opções possíveis – exceto 4G, que ainda não chegou em peso ao Brasil, e TV digital, que usa um padrão diferente do brasileiro – o preço do aparelho chega a R$1.500. Nada mal mesmo!

Só vejo um problema em potencial no Synapse One: talvez ele não venha com o Android Market. Você precisa de aprovação do Google para embutir o Market em seus aparelhos, e isso depende da configuração – como ela muda de aparelho para aparelho, talvez o Synapse One venha sem ele, o que seria uma pena se confirmado.

O aparelho tem três anos de garantia e está sendo vendido para quem mora no Reino Unido, EUA e Canadá, mas será enviado só em fevereiro do ano que vem. Imagino que eles precisem acumular pedidos para o negócio de smartphones customizados valer a pena – mas sempre há o risco de eles não conseguirem cumprir o prazo ou mesmo entregar o produto.

Enfim, o Synapse One é uma boa novidade e espero que inaugure algo novo no mundo dos smartphones: já podemos customizar o Android, por que não ter um smartphone sob medida também? [Synapse-Phones via Android Guys via El Androide Libre via Twitter]

Sair da versão mobile