A coreana Pantech não é muito conhecida no Brasil por fazer celulares de ponta. Mas o smartphone Pantech Vega LTE reconhece gestos sem toque usando sua câmera frontal, como uma versão em miniatura do Microsoft Kinect.

O aparelho com Android usa a tecnologia de reconhecimento de gestos criada pela empresa israelita eyeSight. Esta é uma função que não requer hardware especial (além da câmera frontal, claro) e funciona mesmo com câmeras de menor resolução, tipicamente encontradas na frente de smartphones. Ele é capaz de detectar gestos mais simples, como acenar a mão ou deixá-la parada sobre o aparelho, e não se confunde com movimento ou pouca iluminação – mas suspeito que o escuro da noite possa ser um problema.

Os gestos permitem fazer e atender ligações, controlar música e fotos, e virar páginas de um livro no celular. Para mim, atender ligações e controlar música seria algo interessante enquanto eu dirijo, por exemplo. E uma atualização de software no futuro pode muito bem aumentar esta função, tornando-a mais atraente. Melhor controlar o smartphone por gestos que por voz, certo?

Além dos gestos, o Pantech Vega LTE tem tela LCD de 4.5″ com resolução 1280×800 pixels – com 335ppi, é o smartphone com maior densidade de pixels no mercado, segundo o Phone Arena. Ele roda Android 2.3 Gingerbread e também conta com processador Snapdragon S3 dual-core de 1,5GHz, 1GB de RAM, câmera traseira de 8MP e frontal de 1,3MP, tudo num corpo fino de 9,35mm. Ele estará à venda no início deste mês, mas infelizmente só na Coreia. [Phone Arena; All Things D via Phandroid]