Há algum tempo, o cenário dos smartphones continua quase o mesmo: Samsung na frente, vendendo o dobro de smartphones que a Apple, e o restante da concorrência bem atrás. Nos últimos trimestres, isso vem basicamente se repetindo.

Mas no último trimestre, algo começou a mudar: as concorrentes cresceram muito, retirando market share da Samsung e Apple. Concorrência!

Segundo a IDC, enquanto LG e Lenovo venderam mais que o dobro de smartphones em relação ao ano passado, a ZTE teve aumento de quase 60%. As empresas que não aparecem no top 5, somadas, tiveram um incremento de 60% nas vendas. Com isso, a participação de mercado delas ainda é pequena – mas aumentou.

Enquanto isso, a participação de mercado da Samsung caiu para 30,4%, mesmo com o lançamento do Galaxy S4; e a empresa avisou que as vendas de smartphones devem se expandir menos no trimestre que vem. A Apple, por sua vez, caiu para 13,1%: é o nível mais baixo dos últimos três anos, mesmo após vender uma quantidade recorde de iPhones (se comparado ao mesmo trimestre dos anos anteriores).

idc-smartphones-q2-2013Samsung e Apple não estão exatamente em apuros: juntas, elas continuam dominando quase metade do mercado global de smartphones. Mas à medida que os telefones inteligentes ficam mais maduros, o espaço para crescer se reduz. Felizmente, mesmo assim estamos vendo a concorrência ganhar espaço.

Isto não significa que todas as empresas estão bem, é claro: o lucro da HTC vem minguando, a Motorola continua a dar prejuízo, e a BlackBerry está em uma situação preocupante. Mas outras empresas – incluindo a Nokia – estão conseguindo abrir espaço nessa área fortemente dominada por Samsung e Apple. Mais concorrência sempre é bom, certo? [IDC via Engadget]