Atualizado às 13h07 de 24/10 com informações do P70 da MediaTek
Para ter uma noção de como vai ser a próxima geração de smartphones, basta dar uma olhada no que as fabricantes de chip estão fazendo. Recentemente, Qualcomm e Mediatek apresentaram os chips Snapdragon 675 e Helio P70, respectivamente, que estarão presentes em aparelhos intermediários que vão ser lançados em breve.
• Novo chip da Qualcomm, Snapdragon Wear 3100 pode revitalizar mercado de smartwatches
De modo geral, eles prometem melhorias em processamento de inteligência artificial e suporte a até três câmeras. Lógico, nada comparado ao Galaxy A9 que tem quatro câmeras, mas parece que 2019 vai ser o ano das múltiplas câmeras traseiras. Se em 2018 era legal ter duas, a tendência é que o comum seja ter três sensores, pelo menos entre os intermediários.
Abaixo, um descritivo sobre cada um dos lançamentos:
Snapdragon 675
O consumo de games no celular tem crescido, e a tarefa de jogar no celular parece que vai ser um pouco mais acessível em aparelhos menos caros. A Qualcomm, como nota o Engadget, diz que o Snapdragon 675 será otimizado para funcionar com games como PUBG e King of Honor — aliás, será possível rodar este último jogo em 60 fps.
Essa capacidade para games será possível, em parte, pela CPU Kyro octa-core, sendo dois núcleos de 2 GHz e outros seis de 1,7 GHz. A título de curiosidade, a Qualcomm diz que o novo Snapdragon 675 abre games 30% mais rápido que o seu antecessor, o Snapdragon 670.
Ainda que tenhamos falado de inteligência artificial, todo o processo será possibilitado pela junção de sistemas multi-núcleos presente no Snapdragon 675: o Hexagon 685 DSP, a CPU Kyro e a GPU Adreno. Na prática, isso fará com que os aparelhos tenham um sistema sólido de desbloqueio facial, melhorará o reconhecimento de voz, além de capturar fotos melhores com ajuda de inteligência artificial.
No que diz respeito à conectividade, a Qualcomm oferecerá o modem Snapdragon x12 LTE com possibilidade de velocidade de até 600 Mbps (downlink) e 150 Mbps (uplink), além de suporte a dual SIM e VoLTE. 5G só deve rolar em dispositivos topo de linha.
Para citar alguns exemplos, essa linha 600 da Qualcomm costuma equipar aparelhos da linha Moto G (como o Moto G6 Plus) e Zenfone 5 (2018). Então, é bom ficar de olho, pois devemos ter no ano que vem dispositivos lançados no Brasil com o Snapdragon 675.
Mediatek Helio P70
O Helio P70 foi desenvolvido, segundo a MediaTek, para “smartphones completos em matéria de recursos, mas que oferecem preços acessíveis”, ou seja, intermediários. A título de comparação, o seu antecessor, o P60, equipou aparelhos como o Nokia X5 e o Nokia 5.1 Plus — ambos não vendidos oficialmente no bRASIL.
Ele é um SoC (System on a chip) de oito núcleos, sendo quatro cores Cortex-A73 de 2,1 GHz, quatro cores Cortex-A53 de 2 GHz. A GPU ARM Mali-G72 MP3 opera com clock de até 900 MHz, com uma performance maior que a placa de processamento gráfico do seu antecessor.
No que diz respeito a câmeras, a companhia diz que o chip suporta até três câmera, sendo um sensor de até 32 megapixels ou um conjunto de dois sensores de 24 megapixels + 16 megapixels. As capacidade de inteligência artificial poderão ajudar no embelezamento em tempo real, detecção de cena e recursos de realidade artificial (a inclusão de itens numa cena, por exemplo). Na câmera frontal, a MediaTek fala em detecção facial de até 90% de precisão — logo, teremos versões do FaceID, da Apple, em aparelhos Android.
Com uma crescente audiência gamer em smartphones, a MediaTek promete mais potência para esse tipo de aplicação. A empresa se limita a dizer que “reduziu a taxa de frame e que melhorou a latência para controles por toque”.
Por fim, a empresa diz que seu SoC conta com um modem 4G LTE com downlink de até 300 Mbps. Além disso, oferece suporte a dual-SIM e à tecnologia VoLTE.
Os aparelhos com o P70 devem começar a ser lançados agora em novembro.
[Engadget]
Imagem do topo: Qualcomm