Lavar as mãos é a defesa primária contra não somente o novo coronavírus mas, você sabe, todos os tipos de germes que existem por aí. E, aparentemente, um grande número de pessoas não lavam as mãos tanto quanto deveriam. Para ajudar as pessoas a se lembrarem de fazer isso, o Google atualizou os smartwatches com Wear OS e incluiu um temporizador para lavar as mãos.

O temporizador faz parte da atualização v5.4.0 e é simplesmente um alerta que surge periodicamente ao longo do dia. Embora esteja relacionado com o app Relógio do Google, você também pode acessá-lo separadamente por meio de atalho na gaveta de apps.

Depois abrir o app, você verá uma contagem decrescente de 3 segundos antes de ser iniciado um temporizador de 40 segundos. Após esse período, o relógio faz um sinal sonoro e dá os parabéns por você ter se comprometido com a higiene básica; e avisa também que receberá outro alerta dentro de três horas.

Os Centros de Controle de Doenças dos EUA (CDC) recomendam lavar as mãos por 20 segundos. Essa também é a recomendação de outros especialistas de saúde, mas é a recomendação mínima. E, especialmente nesse momento, não irá fazer mal exagerar um pouco e esfregar as mãos por mais tempo.

É preciso tocar na tela do seu relógio para iniciar a nova função, por isso também é uma boa ideia limpá-lo de vez em quando.

Eu usei o temporizador durante algumas pausas e enquanto preparava o café da manhã. Em geral, os 40 segundos passam mais rápido do que você imagina. Em todo o caso, caso queira desativar os lembretes, é preciso pressionar a área de notificações. Mas sabe, não custa nada lavar as mãos oito vezes por dia.