O Snapchat está se livrando de seu odiado redesign

Lembra daquele grande update do Snapchat que irritou basicamente todo o mundo? Bom, o Snap está voltando atrás e fazendo um redesign do redesign, depois de receber imensas críticas de sua base de usuários que um dia foi leal. A atualização mais recente, que começou a sair para usuários de iOS recentemente, como apontado pelo Los Angeles Times, […]

Lembra daquele grande update do Snapchat que irritou basicamente todo o mundo? Bom, o Snap está voltando atrás e fazendo um redesign do redesign, depois de receber imensas críticas de sua base de usuários que um dia foi leal.

A atualização mais recente, que começou a sair para usuários de iOS recentemente, como apontado pelo Los Angeles Times, abandona a página “Amigos”, que misturava conversas e histórias. O conteúdo será novamente separado, e as conversas voltarão a ser listadas em ordem cronológica para que você não fique mais à mercê do misterioso algoritmo do Snapchat que tentava adivinhar com quem você poderia querer falar.

• Facebook está criando avatares personalizáveis, cópias do Bitmoji do Snapchat
• Artista transforma termos de uso de apps em rolos gigantes

Ao abrir o aplicativo repaginado, os usuários serão novamente direcionados diretamente para a câmera. As conversas com amigos podem ser visualizadas ao deslizar para a esquerda, enquanto as Histórias agora estarão em uma página dedicada, acessada ao deslizar para a direita. Histórias também são apresentadas agora em feeds: “Amigos”; “Assinaturas”, para produtores de conteúdo e pessoas que você segue; e “Para Você”, o conteúdo recomendado exibido pelo Snapchat para você assistir.

A mudança, que foi discutida pela primeira vez pelo Snapchat em fevereiro e tornada oficial pelo CEO da Snap, Evan Spiegel, durante a reunião de receitas do primeiro trimestre da empresa, parece mostrar a intenção do Snapchat de ouvir seus usuários — mas apenas em parte.

A Snap, basicamente, sabia desde o dia em que a atualização saiu que as coisas iriam mal, já que as reclamações vinham de praticamente todas as regiões para as quais a empresa lançou o update. Quando chegou aos maiores mercados, seu destino já estava selado. Mais de um milhão de pessoas correram para assinar uma petição para fazer o Snapchat voltar à sua interface anterior, e os usuários começaram a postar críticas severas. O TechCrunch noticiou que 83% das revisões deixadas para o novo Snapchat foram negativas.

O Snapchat acabou sendo forçado a reconhecer o argumento da horda de usuários chateados — um grupo que incluía Kylie Jenner, que já foi uma usuária ávida do Snapchat —, mas insistiu que o novo design não iria sumir.

O que parece ter mudado a postura da empresa não foi a reclamação dos usuários, mas, sim, o fato de que a atualização não conseguiu aumentar as receitas da empresa. De acordo com seu último relatório de ganhos, o crescimento de usuários diminuiu desde que a atualização saiu, e praticamente apenas pessoas mais velhas gostaram dela, o que não é exatamente o público-alvo demográfico do Snapchat. A Snap está perdendo dinheiro e não está crescendo, duas coisas que uma empresa provavelmente não deveria ver acontecer ao mesmo tempo se planeja permanecer na ativa por algum tempo, especialmente se sua única outra ideia inovadora é outra câmera vestível.

O redesign redesenhado provavelmente não vai salvar o Snapchat, especialmente com o Instagram continuamente expandindo seu território e mostrando que os recursos característicos do Snap são facilmente replicáveis. Os usuários do Snapchat podem ser mais complacentes do que, digamos, a Rihanna foi com o pedido de desculpas que recebeu do app depois de uma propaganda de mau gosto, mas eles precisarão por as mãos no update antes de podermos afirmar isso com certeza. Usuários do iOS já estão recebendo a atualização, mas não há informações sobre sua disponibilidade para o Android.

[LA Times, The Verge]

Imagem do topo: Getty

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas