_Aplicativos

O redesign “disruptivo” do Snapchat começa a ser liberado esta semana

Snapchat, o app de compartilhar fotos e vídeos por tempo limitado que os mais velhos parecem não entender, vai receber uma remodelação esta semana em uma tentativa “ou vai ou racha” para conquistar novos usuários. Snap, a empresa dona do app, disse no início deste mês que estava planejando o novo design. E hoje podemos […]

Snapchat, o app de compartilhar fotos e vídeos por tempo limitado que os mais velhos parecem não entender, vai receber uma remodelação esta semana em uma tentativa “ou vai ou racha” para conquistar novos usuários. Snap, a empresa dona do app, disse no início deste mês que estava planejando o novo design. E hoje podemos ver o Snapchat “mais fácil de usar” na visão da companhia.

O visual do Snapchat vai mudar por ser muito difícil de usar
Snapchat superestimou a demanda por Spectacles e agora não sabe o que fazer com eles

O novo design é aparentemente tão incrivelmente simples que  Evan Spiegel, CEO da empresa, teve de escrever um artigo e fazer um vídeo dos bastidores do produto para ter certeza que todo mundo vai entender a novidade. Apenas uma “pequena porcentagem de usuários” terá acesso à atualização até o final desta semana, disse o Snap ao Gizmodo, “com uma maior disponibilidade nas nas semanas seguintes”.

O anúncio do Snap sobre a nova interface no blog parece mais com uma epifania de um gerente de mídias sociais doidão, citando os obstáculos encontrados por Facebook e Twitter em 2017, como a expansão das ‘fake news’. “O novo Snapchat separa o social da mídia”, diz o Snap.

O que isso significa é que agora não existem tantas telas para deslizar no Snapchat. O app ainda abre na câmera, mas tudo relacionado aos seus contatos, como mensagens, fotos e histórias, aparece em uma única tela. Do outro lado da tela da câmera está uma nova página “Discover” com apenas conteúdo de anunciantes e marcas. Nem é uma mudança tão grande assim – mas é possível que ela ainda possa irritar usuários dedicados.

Ainda no blog, o Snap lamenta exatamente o que transformou a ferramenta de um experimento desengonçado para um negócio que vale bilhões e bilhões de dólares – algo que o Snap tem dificuldades desde que tornou suas ações públicas no começo do ano. Para um serviço de mídias sociais fazer dinheiro, empresas precisar tomar as rédeas e destruir a diversão. Ninguém quer ter de ver anúncios, então eles são enfiados entre um post e outro de seus amigos e familiares.

Até então, mídias sociais sempre misturaram fotos e vídeos dos seus amigos com conteúdo de anunciantes e criadores. Enquanto misturar conteúdo profissional de criadores e seus amigos tem sido um experimento de internet interessante, ele também produziu alguns estranhos efeitos colaterais (como ‘fake news’) e nos fez perceber que precisamos atuar para nossos amigos em vez de apenas nós mesmos.

O novo Snapchat separa o social da mídia. Isso significa que Chats e Stories dos seus amigos estarão do lado esquerdo do Snapchat, e os Stories de anunciantes, criadores e da comunidade estarão do lado direito.

“É bem possível que esta remodelação do nosso aplicativo será disruptiva ao novo negócio em curto prazo”, disse o Snap no início deste mês. E no caso do Snap, isso pode ser algo bom; Até então a companhia apenas teve dificuldades em competir com o clone do Snapchat do Facebook, o Instagram Stories.

Sair da versão mobile