Normalmente, a Qualcomm lança apenas um chip emblemático por ano. Tomemos por exemplo o atual processador de alta especificação da empresa: o Snapdragon 855. Depois de ser anunciado no final do ano passado, ele chegou aos dispositivos dos consumidores no início da primavera dos EUA, primeiro no Galaxy S10 e depois em praticamente todos os outros produtos de topo de linha com Android. Mas agora, parece que a Qualcomm está quebrando a tradição.

O novo Snapdragon 855 Plus apresenta especificações atualizadas, incluindo novos núcleos de CPU Qualcomm Kyro 485 Prime com velocidades do clock melhoradas a até 2.96GHz (sendo 2.84GHz no SD 855 regular) e um salto de desempenho de 15% para o GPU Adreno 640 do chip.

Além da performance aprimorada, o Snapdragon 855 Plus também vem com vários recursos de jogos introduzidos anteriormente e agora aprimorados, como o “Game Jank Reducer”, que reduz o jitter e o lag que você às vezes experimenta em jogos para dispositivos móveis, juntamente com itens como Game AntiCheat Extensions, e o Game Fast Loader para ajudar a reduzir o tempo necessário para iniciar um aplicativo. Tudo isso deve melhorar a experiência com jogos de realidade virtual e aumentada.

O ROG Phone 2 da Asus com o chip Snapdragon 855 Plus da Qualcomm será anunciado oficialmente no dia 23 de julho em Taiwan. Imagem: Asus

O 855 Plus oferece suporte para o modem 5G X50 da Qualcomm, de modo que as fabricantes terão a opção de dispositivos de prova do futuro. No entanto, o valor da conectividade 5G do 855 Plus é um pouco questionável, já que a Qualcomm não mencionou se o 855 Plus é compatível com seu modem XG de 5G da próxima geração, que suporta tanto o mmWave 5G (como o X50) como bandas de 6Ghz 5G (que o x50 5G não é capaz).

A inclusão dos recursos de jogos da Qualcomm no 855 Plus faz sentido, já que a Asus já anunciou que incluirá o novo chip da Qualcomm em seu próximo ROG Phone 2. Infelizmente, a estreia oficial do ROG Phone 2 não deve ocorrer antes de 23 de julho. Além de um novo display com taxa de atualização de 120Hz (sendo 90Hz no ROG Phone original), não há muitas outras informações para serem exploradas até agora.

Com base no momento do anúncio da Qualcomm, além do ROG Phone 2, eu não ficaria surpreso em ver o 855 Plus entrar no Galaxy Note 10 da Samsung, que será anunciado em 7 de agosto, e possivelmente em uma série de outros aparelhos emblemáticos que devem ser lançados ainda este ano, como o Pixel 4.

Embora o 855 Plus não pareça incluir nenhuma atualização que altere os jogos, a atualização de seu principal processador deve adicionar um apelo extra aos aparelhos Android de última geração lançados na segunda metade do ano que, de outra forma, teriam de se contentar com componentes lançados anteriormente. E com os rumores de que a Apple vai lançar um novo chip da série A ainda este ano, um pequeno aumento no desempenho dos chips instalados em telefones Android concorrentes certamente não vai fazer mal a ninguém.