_Tecnologia

Novos chips Qualcomm Snapdragon vão equipar TVs e carros, não smartphones

O mais novo pedaço de silício da Qualcomm não foi projetado para seu smartphone ou tablet. Em vez disso, versões modificados do Snapdragon 600 e do Snapdragon 800 vão poder equipar carros conectatos e home theaters. A versão alterada do Snapdragon 600, o 602A, vai usar especificações técnicas similares ao seu irmão, mas é mais […]

O mais novo pedaço de silício da Qualcomm não foi projetado para seu smartphone ou tablet. Em vez disso, versões modificados do Snapdragon 600 e do Snapdragon 800 vão poder equipar carros conectatos e home theaters.

A versão alterada do Snapdragon 600, o 602A, vai usar especificações técnicas similares ao seu irmão, mas é mais apropriado para as temperaturas e longevidade necessárias em um carro. Mesmo que processadores da Qualcomm já sejam usados em carros há algum tempo, o caso do 602A é um pouco mais ambicioso: ele tem 3G, 4G, Wi-Fi, Bluetooth, e também fornece vídeo para diversas telas simultaneamente, além de reconhecimento facial que pode ajudar a ligar seu carro apenas olhando para ele. Ele também deve ajudar a levar um pouco da potência dos smartphones e tablets atuais para tarefas para o carro, como navegação 3D. Isso deve se encaixar bem com o plano do Google de dominar seu carro com o Android.

Já o novo Snapdragon 802 é específico para TVs. Será um SoC quad-core que compartilha muita coisa com o Snapdragon 800. Ele é potente para telas 4K e também contribui para apps em smart TVs, permitindo multitarefa assim como sendo capaz de rodar quatro vídeos em HD simultaneamente em uma TV. Ele também permitirá que a sua TV consiga converter um vídeo em 1080p para um “nível próximo a Ultra HD”. Dito isso, parece o processamento bastante robusto para uma TV.

Os dois chips devem começar a dar as caras em dispositivos ainda em 2014, segundo a Qualcomm. [Engadget e Engadget]

Sair da versão mobile