_Wearables

Esta pode ser a melhor forma de digitar na tela pequena de um smartwatch

O ideal é nunca ter que digitar na tela minúscula - use a voz ou frases predefinidas! - mas nem sempre isso é conveniente ou mesmo possível.

Diversas pessoas estão se dedicando a um desafio que surgiu nos últimos tempos: como digitar no smartwatch? Claro, o ideal é nunca ter que digitar na tela minúscula – use a voz ou frases predefinidas! – mas nem sempre isso é conveniente ou mesmo possível.

>>> 11 teclados que tentam reimaginar a digitação nos smartphones

Pesquisadores estão trabalhando para resolver essa incógnita. A Microsoft tem uma ideia de como fazer isso funcionar. A equipe do Fleksy, teclado minimalista para Android, também.

Agora, um relógio com Android pedindo recursos via Kickstarter promete fazer o mesmo. Eu sou cético em relação a projetos de crowdfunding, e em relação a smartwatches. Por isso, quando vi o teclado do relógio iType realmente funcionando, eu fiquei muito surpreso.

Como é possível tocar em todas essas letras minúsculas? Na verdade, você não toca nas letras: o teclado funciona pressionando botões muito maiores.

Existem apenas seis teclas, e cada uma reúne várias letras. Se você quiser escrever a palavra “fazer”, é assim:

Com essas cinco teclas pressionadas nessa ordem particular, o smartwatch prevê que você tentou digitar a palavra “fazer”; se ele não acertar, você encontra opções adicionais no painel superior de correção automática. Você também pode deslizar o dedo entre as teclas, em vez de pressioná-las uma a uma.

As teclas estão quase todas no mesmo lugar que você esperaria de qualquer outro teclado QWERTY. Eu consegui digitar frases completas dentro de um minuto ou dois, e Ryan Ghassabian – da empresa vendendo o smartwatch – vai tão rápido que é difícil de acreditar.

O maior entrave é digitar palavras que não estavam no dicionário, o que requer alguns gestos adicionais para acrescentar.

O software do teclado é uma ideia da SnapKeys, cujo teclado Zones para Android separa as teclas em seis áreas, assim como no relógio. A empresa está buscando uma forma de ganhar dinheiro com a ideia, e abriu a filial TypeTime para vender o teclado para smartwatches às fabricantes.

Quem sabe ele acabe se tornando parte de um smartwatch aprovado pelo Google algum dia. Por enquanto, ele está presente apenas em um smartwatch chinês barato que requer um chip próprio, número de telefone e plano de dados 3G.

A empresa diz que este relógio pode substituir o seu smartphone, por rodar apps completos do Android. Eu admito que é muito bacana abrir o Gizmodo em um mini-navegador, mas estou mais interessado na ideia de digitar facilmente em smartwatches.

Claro, digitar em um smartphone ainda é mais prático, mas para enviar mensagens rápidas – “comprar alface e carne”, por exemplo – o pequeno teclado da SnapKeys pode ser mais interessante do que berrar um comando para seu relógio de pulso. No entanto, eu definitivamente não compraria o iType, que tenta enfiar um smartphone Android no seu pulso por US$ 235.

Sair da versão mobile