_Privacidade

Edward Snowden enganou colegas da NSA para conseguir suas senhas

Novos detalhes surgiram sobre como Edward Snowden conseguiu acesso aos documentos secretos da NSA que ele vazou para a imprensa, e a história é bem curiosa. A Reuters divulgou uma matéria na noite de quinta-feira e mostrou como métodos de baixa tecnologia (leia: sem nenhuma tecnologia) permitiram que Snowden coletasse os documentos. Veja isso: “Snowden […]

Novos detalhes surgiram sobre como Edward Snowden conseguiu acesso aos documentos secretos da NSA que ele vazou para a imprensa, e a história é bem curiosa.

A Reuters divulgou uma matéria na noite de quinta-feira e mostrou como métodos de baixa tecnologia (leia: sem nenhuma tecnologia) permitiram que Snowden coletasse os documentos. Veja isso:

“Snowden convenceu entre 20 e 25 trabalhadores do centro de operações regionais da NSA no Havaí a fornecerem a ele logins e senhas ao dizer a eles que ele precisava disso para fazer seu trabalho como administrador de sistemas de computador, uma segunda fonte disse.”

A matéria diz que esses colegas de trabalho foram posteriormente afastados de suas funções, embora não esteja claro se eles foram realocados ou demitidos.

Então vamos resumir tudo. Um rapaz nos seus vinte e poucos anos foi chamado – ele não era um funcionário da NSA – para ir até o centro de operações no Havaí. Lá, saiu pedindo a senha de todo mundo, senhas essas que desbloqueavam os segredos mais profundos e sombrios de uma nação, e os analistas da NSA simplesmente disseram sim? E não apenas um ou dois – mas 20 a 25! Por mais que entregar a senha a um administrador de sistema não seja algo incomum, é bizarro como Snowden conseguiu estar em uma posição dessas, com tanto poder. Lembre-se que isso aconteceu após a CIA mandar Snowden embora por tentar acessar documentos secretos, e até mesmo escreveu um alerta no seu arquivo, alerta este que aparentemente a NSA nunca leu.

Rapaz.

Então Snowden foi desonesto, mas a NSA é um navio furado. Esta revelação serve como prova de que Snowden não apenas deu de cara com os documentos que ele vazaria depois como de certa forma foi atrás deles. Snowden mesmo disse em junho que aceitou o trabalho em Booz Allen Hamilton especificamente porque ele “me daria acesso a listas de máquinas do mundo inteiro que foram hackeadas pela NSA.” Isso e funcionários da NSA que poderiam dar a ele acesso a qualquer coisa. [Reuters]

Sair da versão mobile