_

SoBi, ou Social Bicycles, é uma nova forma de encarar o uso da bicicleta como transporte público

O uso de bicicletas enquanto transporte público é uma das ideias mais legais para ajudar a resolver problemas de trânsito, mas ainda está começando a ser explorada de verdade no mundo. Já falamos sobre como a coisa funciona (e bem) em Barcelona, e agora há uma nova ideia em desenvolvimento em Nova York, que parece […]

O uso de bicicletas enquanto transporte público é uma das ideias mais legais para ajudar a resolver problemas de trânsito, mas ainda está começando a ser explorada de verdade no mundo. Já falamos sobre como a coisa funciona (e bem) em Barcelona, e agora há uma nova ideia em desenvolvimento em Nova York, que parece ainda mais simples.

O SoBi – Social Bicycles – é um sistema de compartilhamento de bicicletas que está sendo desenvolvido na cidade de Nova York. Diferente do Bicing de Barcelona, o SoBi não trabalha com a ideia de estações onde você pega e devolve a magrela, porque todas elas terão em si próprias um mecanismo de trava e liberação.

Usando um aplicativo no seu telefone celular, o usuário localiza a bike mais próxima de si – todas contam com um chip GPS e um modem GSM – e, usando o seu código de usuário, já faz a “reserva” e prepara a bicicleta para o desbloqueio. Ao chegar nela, o usuário digita o mesmo código e pode, aí sim, desbloqueá-la (retirando uma forte trava de metal que liga o corpo à roda traseira) e pedalar.

Para utilizar o sistema, os usuários terão que pagar uma taxa mensal, que inclui uma hora de uso das bicicletas por dia. E, apesar de não exigir que os usuários peguem e retornem as bikes em locais predeterminados, há um bom incentivo para que os ciclistas não larguem as bicicletas por aí: quem deixar a bicicleta fora de um dos “hubs” estrategicamente posicionados na cidade precisará pagar uma pequena taxa extra, dinheiro esse que é revertido em créditos compensatórios para os usuários que deixarem as suas bicicletas nestes hubs.

O sistema de trava será alimentado pelo girar das próprias rodas da bicicleta, além de ter um pequeno painel solar para ajudar a manter os sistemas funcionando quando ela estiver estacionada.

O SoBi está em processo de angariar fundos para implementação via Kickstarter enquanto prepara a parte técnica do sistema. Eles já estão se comunicando com órgãos públicos da cidade e estimam que o serviço possa estar em operação em algumas semanas.

Apesar da aparente necessidade de um smartphone para desbloquear uma bicicleta para uso, o SoBi parece ser um sistema bem flexível, que poderia ser adotado não apenas em Nova York, mas também em outras cidades que necessitem de uma ajudinha nos seus problemas de trânsito. Agora é esperar para ver se a ideia ganha a tração necessária. [Social Bicycles, via Engadget]

Sair da versão mobile