Nós já vimos serviços de bicicletas comunitárias antes, como a Bicing, e Barcelona, mas o sistema das Social Bikes que serão instaladas em Nova Iorque cria uma mudança drástica na ideia: o sistema inteiro é construído em cada bicicleta, permitindo que você a deixe onde quiser quando estiver cansado.

Ao invés de pegá-la em um posto e ter que deixá-la em outra estação de bicicletas, o Social Bike System oferece bicicletas com um grande GPS conectado a seu aparelho celular e um cadeado. Você usa seu celular para encontrar o a bicicleta livre mais próxima, destrava-a usando o celular novamente e sai pedalando. Quando você terminar, é só prendê-la em qualquer lugar para outra pessoa pegá-la.

Claro, existirão bases centrais de bicicletas, mas a possibilidade de deixá-la onde você quiser é muito mais conveniente. Tanto o Bicing, de Barcelona, quanto o Velib, de Paris, têm esse problema: apesar de serem sistemas bem completos, depois de começar a pedalar, é bom calcular o trecho de volta e ter um mapa com cada central de bicicleta na mão, porque não adianta pedalar até o pulmão queimar e depois lembrar que é preciso deixá-la em algum lugar que não é necessariamente próximo. O sistem com GPS torna a vida de quem curte bicicletas muito melhor. Ele chegará na cidade de Nova Iorque ainda neste ano. [Social Bikes via Gadget Lab]