_Inteligência Artificial

Software de inteligência artificial insere cores vívidas em fotografias preto e branco

Sistema chuta quais cores estão em uma foto e consegue resultados bem convincentes, ainda que longe da perfeição.

Quer colocar um pouco de cor nas suas fotografias sem gastar muito tempo? Um novo software consegue acertar com precisão impressionante como seria uma versão colorida de uma foto preto e branco.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley desenvolveram um novo sistema de visão computacional que pega uma imagem em escala cinza e adiciona cor de forma convincente a seres humanos. Essa descrição é importante: ele não necessariamente escolhe as cores certas, e sim uma que pareça plausível.

Isso não impede o sistema de funcionar bem. Ele usa o que é conhecido como rede neural convolutiva para fazer seu truque, tendo sido treinado a partir de uma coleção de mais de um milhão de imagens coloridas.

Ao processar todas essas informações, ele aprendeu como coisas em diferentes fotos coloridas tendem a ser com cores. Assim, quando o software olha para uma imagem nova, ele identifica essas coisas e tenta adivinhar qual cor elas devem ter, com base no que ele viu no passado.

O software é completamente automatizado, então tudo o que o usuário precisa fazer é fornecer uma imagem em preto e branco para que ele tente colorir. Os resultados são impressionantes. Abaixo, ele aplicou cores a imagens de Ansel Adams:

E em algumas de Henri Cartier-Bresson:

Claramente funciona, mas quão bem? Para testar, a equipe selecionou fotos coloridas, transformou elas em preto e branco, e então ofereceu ao software para ele colorir. Eles mostraram tanto a imagem original quanto a processada para voluntários sem identificá-las, e perguntou para eles quais eles achavam que era a inicial e a final. O software conseguiu enganar os participantes 20% das vezes – um nível muito mais alto do que o atingido por outros estudos parecidos.

Mas nem tudo funciona bem. Abaixo temos dois exemplos de falhas bem feias, uma com uniformes militares e outra com garrafas de água.

Mas criticar sistemas desse jeito com base nesses exemplos é injusto. Com tantas possibilidades de cores possíveis para as imagens, o melhor que podemos esperar é que ele forneça resultados convincentes – e, no geral, parece estar indo na direção certa.

Você pode baixar e testar o software por conta própria. Quem sabe um dia a ferramenta seja incorporada ao Photoshop.

[Colorful Image Colorization via PetaPixel]

Sair da versão mobile