Ciência

Sol dispara duas explosões solares que chegam à Terra nesta quarta (16)

As explosões solares podem causar uma tempestade geomagnética consideravelmente forte. Entenda!
Imagem: NASA/Reprodução

No último domingo (13), o Sol disparou duas explosões solares na direção da Terra que, segundo o Centro de Previsão do Clima Espacial da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (SWPC/NOAA), podem chegar ao nosso planeta nesta quarta-feira (16).

De acordo com o SWPC, o impacto dessas explosões solares — ou ejeção de massa coronal (EMC) — pode causar uma tempestade geomagnética consideravelmente forte. Desse modo, o órgão dos EUA publicou um alerta para a próxima quarta-feira (16), já que as explosões solares devem impactar a Terra uma atrás da outra.

Conforme o alerta do NOAA, as recentes explosões estão associadas a atividades magnéticas das proeminências solares. Essas atividades magnéticas são parte de um padrão mais amplo: o máximo solar. Este máximo solar é o momento de auge do ciclo de 11 anos de atividade do Sol, que, aliás, chegou mais cedo. Em maio de 2024, houve a tempestade solar mais forte dos últimos 20 anos.

O que as explosões solares podem causar na Terra?

As recentes explosões solares são consequências desse máximo solar, quando o campo magnético do Sol muda de direção, aumentando a atividade na superfície e formando manchas solares. Essas regiões de manchas solares, geralmente, são o local onde ocorrem explosões, como as EMCs.

Ao chegar a Terra, as duas recentes explosões solares podem resultar em auroras tão brilhantes que serão visíveis em regiões mais ao sul do Hemisfério Norte. De acordo com a NOAA, algumas áreas do estado de Nova York serão contempladas com as auroras boreais.

Além de auroras, explosões solares podem causar problemas na Terra quando as partículas de alta energia interagem com o campo magnético do nosso planeta. Alguns riscos incluem disrupção em telecomunicações, falhas em redes elétricas e danos em satélites.

Por fim, o SWPC afirma que, apesar de raras, as explosões solares podem ocorrer mais vezes nos próximos meses devido à maior atividade do Sol. Essa maior atividade pode durar até o fim deste ano e começo de 2026.

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas