_Tecnologia

Soldados ganham visão de “Exterminador do Futuro” com esta invenção da DARPA

A DARPA demonstrou uma de suas invenções mais promissoras: um sistema HUD de realidade aumentada que dará a soldados americanos a mesma vantagem de um piloto de caça. Ele exibe dados do campo de batalha direto na visão do soldado, identificando em tempo real as forças amigas e inimigas na terra e ar. O sistema não […]

A DARPA demonstrou uma de suas invenções mais promissoras: um sistema HUD de realidade aumentada que dará a soldados americanos a mesma vantagem de um piloto de caça. Ele exibe dados do campo de batalha direto na visão do soldado, identificando em tempo real as forças amigas e inimigas na terra e ar.

O sistema não é nada como o Google Glass, que projeta informações um pouco acima do campo de visão, causando fadiga ocular. Em vez disso, o sistema exibe dados sobre o seu campo natural de visão usando um novo display holográfico. Não há nenhum vídeo do sistema em ação, mas a DARPA fornece esta imagem para dar uma ideia de como é a visão do soldado:

A invenção é chamada de ULTRA-Vis, sigla em inglês para “Resposta, Percepção e Visualização Tática para Líder Urbano”. Ele não interfere com a visão do soldado, uma das principais exigências do Exército americano. De acordo com a DARPA, ele usa um “visor holográfico transparente e leve que consume pouca energia, com uma sistema que rastreia a posição e orientação dos olhos”.

Usando o sistema ULTRA-Vis, um soldado pode visualizar a localização de outras forças militares, veículos, os perigos e as aeronaves no ambiente local, mesmo quando não forem visíveis para o soldado. Além disso, o sistema pode ser usado para comunicar ao soldado uma variedade de informações táticas (locais) relevantes, incluindo imagens, rotas de navegação e alertas.

O blog Breaking Defense experimentou o ULTRA-Vis no DARPA Demo Day, e sua descrição é impressionante. Os dados são sobrepostos “diretamente sobre seu campo natural de visão, sem a necessidade de olhar para cima como no Google Glass, nem olhar para uma tela de smartphone como no sistema Nett Warrior do Exército americano. A tela também não bloqueia o seu campo de visão como o fracassado monóculo Land Warrior que o Exército testou.”

Ou seja, os soldados têm uma experiência de pilotos de caça: realidade aumentada real e sem esforço. O protótipo ainda não está pronto para a produção e, provavelmente, deve mudar um pouco até ser distribuído aos militares, mas eles definitivamente estão na direção certa. [DARPA via Military.com e Breaking Defense]

Sair da versão mobile