_Marte

Sonda Curiosity, da NASA, encontrou água no solo de Marte

Quando você pensava que a sonda Curiosity estava se escondendo do inverno, a pequena máquina de descobertas nos trouxe uma notícia incrível: ela encontrou água no solo marciano. Cientistas da NASA publicaram cinco artigos na Science detalhando os experimentos que levaram à descoberta. É isso mesmo. Há água em marte. Por mais impressionante que seja, […]

Quando você pensava que a sonda Curiosity estava se escondendo do inverno, a pequena máquina de descobertas nos trouxe uma notícia incrível: ela encontrou água no solo marciano. Cientistas da NASA publicaram cinco artigos na Science detalhando os experimentos que levaram à descoberta. É isso mesmo. Há água em marte.

Por mais impressionante que seja, a notícia vem com algumas ressalvas. Não é que a Curiosity tropeçou em um lago perdido sob uma montanha, ou um rio percorrendo por toda uma paisagem. Em vez disso, ela encontrou moléculas de água presas a outros minerais no solo de Marte. Mas foram muitas delas. Os pesquisadores dizem que cerca de 2% do solo marciano é feito de água.

“Costumamos pensar em Marte como um lugar seco – encontrar água relativamente simples para ser vista no solo da superfície foi algo animador para mim”, explicou Laurie Leshin, reitora de ciência do Instituto Politécnico Rensselaer, ao The Guardian. Ela também detalhou como a descoberta foi feita. A Curiosity coletou e peneirou uma amostra do solo da superfície antes de colocá-la em um forno. “Nós aquecemos [o solo] a 835C e afastamos todos os voláteis para medi-lo”, ela disse. “Temos uma forma sensível para observar isso e podemos detectar águas e outras coisas que são liberadas.”

Claro, esse não é o primeiro sinal de água no planeta vermelho. Em junho, a Curiosity encontrou uma espécie de pedra com um tipo de argila que só poderia ser formada com água, o que fez cientistas acreditarem que Marte um dia foi lar de água corrente. E, claro, há muito eles suspeitam que a água existiu no planeta devido às diferentes formações da paisagem de Marte. De fato, muito acredita-se que a água existiu em abundância em Marte, talvez até da mesma forma que na Terra.

A descoberta é importante por diferentes razões, mas especialmente pelo que pode significar para as futuras missões em Marte. “Agora sabemos que pode existir água facilmente acessível e abundante em Marte”, explica Leshin. “Quando enviarmos pessoas, elas podem checar o solo em qualquer lugar na superfície, aquecer um pouco, e conseguir água”. Ela faz parecer que a vida em Marte seja fácil; agora só precisamos descobrir como fazer para superar aquela imensa quantidade de radiação mortal para começar a planejar nossa viagem para lá. [Science via The Guardian]

Sair da versão mobile