_Ciência

Sonda InSight, da Nasa, vai se aposentar; veja sua última selfie em Marte

A foto tirada em Marte mostra os painéis solares da sonda totalmente tomados por poeira, o que tem impossibilitado seu funcionamento pleno. Veja seu último registro

Sonda Marte

Imagem: NASA/JPL-Caltech/Reprodução

A sonda InSight tirou sua última selfie em Marte no dia 24 de abril. Na imagem, é possível ver o equipamento coberto por poeira, o que o está impossibilitando sua operação, já que seus painéis solares estão quase que completamente tapados. Confira:

Imagem: NASA/JPL-Caltech/Reprodução

A InSight fez um trabalho notável desde que foi enviada, quatro anos atrás, registrando cerca de 1.300 terremotos e investigando questões sobre o interior do planeta vermelho. Mas agora a sonda está com os dias contados, e deve ser inativada pela NASA até o final de dezembro. 

O interesse em aposentar a máquina já havia sido anunciado pela agência espacial no início deste mês. Na época, a NASA mostrou os painéis solares empoeirados a partir de outro ângulo, e confirmou que o módulo estava operando abaixo de um décimo de sua potência disponível de 5.000 watts-hora por dia marciano.

Também foram tiradas selfies do módulo em 2018, ano de seu lançamento, e em 2019. Nelas, é possível ver uma quantidade significativa de poeira sobre os painéis solares. Mesmo assim, a foto atual mostra a sonda totalmente coberta – resultado de uma grande tempestade de poeira que aconteceu em janeiro deste ano. Veja a comparação: 

Imagem: NASA/JPL-Caltech/Reprodução

Diferente dos rovers Spirit e Opportunity, a InSight não foi equipada com motores ou escovas para fazer sua própria limpeza. Os pesquisadores tentaram usar os próprios braços robóticos da InSight para dar um trato no aparelho, mas não foi o suficiente. Chegou a hora da sonda descansar para sempre em Marte.

Sair da versão mobile