_Ciência

Sonho de infância: estudante de Física conquista doutorado aos 89 anos

Após carreira como médico, Manfred Steiner realizou o sonho de se tornar físico

Sabe aquela frase ‘nunca é tarde para começar’? Foi exatamente o que aconteceu na vida de Manfred Steiner, de 89 anos, que vive em Rhode Island, nos Estados Unidos. Ele realizou um sonho de se tornar físico. Após anos de uma carreira como médico, foi aprovado no doutorado de física e recentemente defendeu a sua tese.

Nascido na Áustria, Steiner decidiu que se tornaria um físico após ler sobre Albert Einstein e Max Planck. “Eu sabia que a Física era minha verdadeira paixão na época em que me formei no ensino médio. Mas, depois da guerra, meu tio e minha mãe me aconselharam a pegar a medicina porque seria uma escolha melhor nestes anos turbulentos do pós-guerra”, relatou Steiner em um comunicado da Universidade de Brown, onde estudou.

Foto de Manfred Steiner / crédito: Universidade Brown

Quando Steiner finalizou o curso, revelou que sempre imaginou levar uma vida ativa e não iria passar seus dias apenas jogando ou algo do tipo.

Quando estava na faculdade de medicina, o agora mais novo físico, sempre acompanhava um físico chamado Walter Thirring. “Suas palestras sempre me fascinaram. Fiquei cativado pela física quântica e fui pegar mais detalhes”, conta. 

Naquela época não havia possibilidade de mergulhar nos estudos da física quântica da maneira que gostaria, porque, segundo ele, não podia fazer medicina pela metade, é algo que exige a dedicação de toda uma vida. 

Aos 70 anos, depois de se aposentar de sua carreira como hematologista, Steiner decidiu entrar para o curso de física, apenas para manter sua mente ativa. Mas as coisas foram acontecendo, ele fez pós-graduação e agora o doutorado. “E esse foi o ponto mais gratificante da minha vida, terminar essa etapa” disse em entrevista à AP.

Quando a reportagem o questionou sobre o que as pessoas que estão se aposentando devem fazer, Steiner disse que depende muito deles.  “É uma questão de tudo o que você deseja fazer. Se você tem um sonho, siga-o. Às vezes, esse sonho pode nunca ter sido verbalizado, pode estar enterrado no subconsciente. É importante não desperdiçar seus dias.”

 

Sair da versão mobile