_Ciência

O sonho lúcido existe mesmo?

Dá para estar plenamente consciente durante um sonho? Perguntamos para especialistas sobre o que são sonhos lúcidos e como eles ocorrem.

Sonho lúcido. Ilustração por Angelica Alzona/Gizmodo

Ilustração por Angelica Alzona/Gizmodo

A realidade tem muitas saídas: drogas fortes, televisão, certos cantos das mídias sociais. Mas a fuga mais envolvente da realidade pode muito bem ser o sonho lúcido, em que o sonhador reconhece que está sonhando e passa a remodelar sua paisagem de sonho de acordo com suas próprias especificações.

Uma ligeira desconfiança costuma ser associada ao fenômeno – parece uma ficção de pátio da escola, o tipo de coisa que uma criança inventaria para impressionar seus amigos. Mas existem milhares que afirmam experimentá-los regularmente e inúmeros guias online pretendem ensiná-lo a alcançá-los. Então, o sonho lúcido é real? E – se for – qual é a ciência por trás disso? Para descobrir, no Giz Pergunta desta semana, contatamos vários especialistas nas áreas inter-relacionadas de sono e sonhos.

Jessica Payne

Professora Associada de Psicologia da Universidade do Arizona, cuja pesquisa se concentra em como o sono e o estresse influenciam a memória humana e a função psicológica.

Definitivamente, é real, mesmo que pareça loucura – como algum tipo de descoberta misteriosa que nunca poderia ser cientificamente replicada. Mas, na verdade, há um trabalho empírico real em apoio ao sonho lúcido.

Há um equívoco de que é raro ou realmente difícil de alcançar. Na verdade, sabemos que muitas pessoas podem aprender a fazê-lo.

Há muitas evidências vindas do meu laboratório e outros lugares de que o cérebro adormecido processará seletivamente instruções ou memórias que você fornece antes de ir para a cama.

Por exemplo, se você está estudando para uma prova, uma das melhores coisas que pode fazer é ler suas anotações uma última vez antes de dormir, porque você está dizendo ao cérebro adormecido no que se concentrar. Isso também funciona se você estiver tentando resolver um problema ou tiver uma ideia ou uma solução criativa.

Nos meus estudos, pelo menos 80% das pessoas que vão dormir com a intenção de se lembrar de seus sonhos por três semanas começam a relatar sonhos muito vívidos. Muitas vezes, são pessoas que nunca se lembraram de seus sonhos antes, que estavam convencidas de que não sonham.

O sonho lúcido é mais difícil do que isso, mas você pode ensinar as pessoas a começar a tentar tomar consciência de coisas que não fazem muito sentido. Uma instrução comum é olhar para as suas mãos: você tem o número certo de dedos? Eles estão no lugar certo? Se há um relógio no seu sonho, é um tempo razoável? As mãos estão no lugar certo? Geralmente, quando as pessoas estão aprendendo a ficar lúcidas, elas passam por um rápido momento de lucidez e depois acordam. Com o tempo, se você continuar praticando, muitas pessoas ficarão melhor nisso.

Há um homem chamado Stephen LaBarge, um psicólogo de Stanford, que estava muito à frente de seu tempo nesse fenômeno. Ele apresentou algumas das evidências mais convincentes anos atrás, e ninguém realmente acreditou.

Talvez algumas pessoas simplesmente não pensassem que era importante. Ele ensinava as pessoas antecipadamente a sinalizar com os olhos – esquerda-direita-esquerda ou outras sequências – para marcar quando começaram a sonhar lúcido.

Quando você está sonhando com lucidez, definitivamente ainda está dormindo – mas “dormir”, como termo, é meio que inadequado. O sono é uma coleção de estados cerebrais muito diferentes. E o sono REM de tarde da noite e começo da manhã – que é quando ocorrem sonhos lúcidos – se assemelha de várias maneiras muito mais à uma vigília do que ao sono profundo.

Mas há evidências realmente novas, fascinantes e – devo dizer – preliminares de que o que está acontecendo no sonho lúcido é que as pessoas estão ativando uma parte do cérebro.

Há uma parte do seu cérebro chamada córtex pré-frontal e, durante o sono REM, ele é totalmente desligado – desativado. É a parte do seu cérebro que lhe diz que você não pode voar pelo seu quarto – e é por isso que, nos sonhos do REM, você pode voar sem questionar o quão louco isso é. Você não percebe que isso é bizarro até você acordar. E há evidências preliminares de que o que pode estar acontecendo durante o sonho lúcido do sono REM é que você de alguma forma reativou o córtex pré-frontal, o que permite que você tenha uma ideia dos seus sonhos e (na versão mais extrema da lucidez) controle.

“Quando você está sonhando com lucidez, definitivamente ainda está dormindo – mas ‘dormir’, como termo, é meio que inadequado. O sono é uma coleção de estados cerebrais muito diferentes. E o sono REM do final da noite e começo da manhã – que é quando ocorrem sonhos lúcidos – se assemelha de várias maneiras muito mais com uma vigília do que com o sono profundo”.

Ina Djonlagic

Professora Assistente de Neurologia, Harvard Medical School, cuja pesquisa se concentra em compreender melhor os processos plásticos do cérebro durante o sono, entre outras coisas.

A resposta curta é sim, é real. Seguindo a definição mais ampla do sonho lúcido – ou seja, percebendo que você está sonhando dentro do próprio sonho – acho que muitas pessoas tiveram essa experiência. E existem algumas práticas que as pessoas usam para se treinar para sonhos lúcidos – não apenas para aumentar sua consciência de sonhar dentro de um sonho, mas também para ganhar algum controle sobre o conteúdo do sonho.

Eu acho que o sonho lúcido pode se tornar útil quando se trata de pesadelos. Como médica, já vi alguns pacientes que se treinaram com sucesso em sonhos lúcidos para ajudar a lidar e eliminar seus pesadelos, e há relatos na literatura que confirmam esse fenômeno.

Dito isto, não está claro que sua prática contínua seria benéfica. Como os sonhadores lúcidos têm características de estarem acordados e dormindo simultaneamente, ainda não está claro como isso afeta a qualidade geral do sono e a posterior disposição no dia a dia. Ninguém fez este estudo formalmente – em geral, os estudos sobre o sonho são muito difíceis de conduzir de maneira científica e regulamentada – isso ocorre porque a experiência do sonho não é transparente para o pesquisador e, portanto, eles contam com o participante do estudo que conta o sonho que consiste principalmente de fragmentos e é muito subjetivo.

“…não está claro que sua prática contínua seria benéfica. Como os sonhadores lúcidos têm características de estarem acordados e dormindo simultaneamente, ainda não está claro como isso afeta a qualidade geral do sono e a posterior disposição no dia-a-dia”.

Deirdre Leigh Barrett

Pesquisadora de sonhos da Harvard e autora de The Committee of Sleep

Os sonhos lúcidos são reais no sentido de serem sonhos reais; eles ocorrem principalmente no sono REM – o estágio em que ocorre a maioria dos sonhos, embora em uma versão do REM com a ativação de algumas áreas do cérebro no meio do caminho entre o REM e o despertar.

Em uma pesquisa minha intitulada “Quão Lúcidos São os Sonhos Lúcidos?” eu sugeri que, embora estejam por definição lúcidos quanto ao estado normal dos sonhos, nem sempre são tudo o que queremos dizer com “lúcido”.

Examinei os sonhos lúcidos de 50 sujeitos sobre se eles também estariam totalmente lúcidos para os seguintes corolários, que devem fluir logicamente do conhecimento de quem está sonhando:

1) as pessoas nos sonhos são personagens de sonhos;

2) os objetos no sonho não são reais, ou seja, as ações não serão concretizadas após o despertar;

3) o sonhador não precisa obedecer à física da vida acordada para atingir uma meta;

4) a memória do mundo em vigília está intacta, e não amnésica ou fictícia.

Muitos sonhos lúcidos eram breves demais para serem avaliados em todos os corolários. Apenas cerca de metade das narrativas mais longas era lúcida o bastante para qualquer corolário em particular e menos de um quarto estava lúcido nas quatro.

Os sonhadores fizeram pactos com seus personagens para telefonar para provar que haviam compartilhado o mesmo sonho; uma sonhadora que ficou lúcida quando percebeu que usava um prendedor de cabelo que só colocava para dormir, no entanto, o tomou como um objeto real, tomando muito cuidado para não quebrá-lo.

Sonhadores lúcidos mais experientes tendiam a ser lúcidos em relação a mais corolários. Nos diários de sonho desses sonhadores lúcidos frequentes, uma categoria relacionada e recíproca de sonhos que eram lúcidos em termos de alguns desses quatro corolários, mas perdiam a percepção de “estou sonhando” também foi examinada. Estes representavam 4% do total de sonhos. O sonhador ocasionalmente percebia que os eventos não eram reais, mas atribuíam a causa a “eu sou o diretor de uma peça” ou “estou em transe profundo”. Outras vezes, eles simplesmente perceberam o corolário sem nunca se perguntar sobre a causa, como nos dois exemplos a seguir:

“Essa era uma situação especial e eu podia simplesmente atravessar a parede, embora isso geralmente fosse impossível…”

“…sabia que o homem não era real, que eu estava inventando ele, e deveria poder fazê-lo sumir se assim desejasse… ”

Tore Nielsen

Professor de psicologia e diretor do laboratório Sonho & Pesadelo da Universidade de Montreal.

Essa questão é um tanto ambígua e pode ser entendida em dois sentidos: 1) o fenômeno do sonho lúcido realmente existe, ou seja, algumas pessoas são realmente capazes de perceber que eles estão sonhando enquanto continuam sonhando? E 2) as impressões sensoriais muito vívidas que se tem enquanto sonhador lúcido são alguma forma de uma ‘realidade’ alternativa?

O segundo sentido da questão aborda questões da natureza última da realidade e dos sistemas de crenças humanas nessa realidade (por exemplo, animismo). Essas questões não foram respondidas definitivamente pela ciência e não serão abordadas mais por mim.

O primeiro sentido da pergunta, no entanto, para mim é fácil de responder, não apenas porque eu sou um pesquisador de sonhos familiarizado com a pesquisa relevante sobre sonhos lúcidos, mas porque eu mesmo tive muitos sonhos lúcidos.

Em resumo, eu já passei por isso e fiz isso – não uma, mas muitas vezes, por isso estou convencido, sem sombra de dúvida, de que o fenômeno realmente existe. No entanto, como as reivindicações vociferantes não são iguais às provas empíricas, é importante perguntar: quais são as evidências de pesquisa que sustentam essa afirmação?

Há muitas evidências disponíveis desde a década de 1960 – o que é demais para resumir tudo aqui. Mas os estudos mais convincentes – e estes foram replicados por vários grupos de pesquisa – se baseiam em uma característica estranha de muitos sonhos lúcidos: que os indivíduos que sonham lucidamente são capazes de controlar voluntariamente alguns de seus músculos.

Embora seja cada vez mais sabido que o sono REM, que é quando ocorrem sonhos vívidos – incluindo sonhos lúcidos – é caracterizado pela paralisia de músculos voluntários (a atonia muscular), é menos conhecido que alguns grupos musculares são apenas parcial ou minimamente afetado por esse mecanismo de paralisia. Os músculos oculares são o principal exemplo; por razões ainda desconhecidas, os músculos oculares continuam a funcionar apesar da atonia muscular e são responsáveis ​​pelos infames ‘movimentos rápidos dos olhos’ dos quais o sono REM recebe seu nome.

Por causa dessa exceção, quando um sonhador entra em um sonho lúcido, muitas vezes é capaz de fazer movimentos oculares voluntários enquanto o sonho continua. Esse fato abriu a porta para o que é chamado de “sinalização do movimento dos olhos” de um sonho lúcido. Ao entrar em um sonho lúcido enquanto dorme em um laboratório, os indivíduos podem executar sequências de movimentos oculares pré-combinadas, como uma série de movimentos esquerda-direita-esquerda-direita, e essa sequência de movimentos aparecerá no polissonógrafo de laboratório como um conjunto claramente identificável traçados de linhas diferentes dos movimentos oculares rápidos do sono REM. É importante ressaltar que esses sinais de movimento ocular ocorrem mesmo que o polissonógrafo indique que o sono REM e o sonho que o acompanha continuem.

Os participantes também podem repetir sinais de movimento dos olhos em momentos estratégicos durante seu sonho lúcido, por exemplo, imediatamente antes e logo após a realização de um experimento planejado, como contar até 10 ou caminhar 10 passos. Esses comportamentos oníricos podem então ser comparados objetivamente com comportamentos similares executados durante o estado de vigília. As comparações mostram que as durações de muitos comportamentos oníricos demoram quase o mesmo tempo para serem executadas como comportamentos em estado de vigília, embora possam ser um pouco mais lentas às vezes (isso realmente não suporta a alegação do filme Inception, de que o tempo é drasticamente mais lento nos sonhos lúcidos).

Então, resumindo, o método de sinalização do movimento dos olhos permitiu que os pesquisadores dos sonhos demonstrassem não apenas que o sonho lúcido é real, como muitos sonhadores lúcidos afirmaram, mas que os comportamentos intencionalmente executados nesses sonhos se desdobram em tempo quase real como seriam ao estar acordado.

“Ao entrar em um sonho lúcido enquanto dorme em um laboratório, os indivíduos podem executar sequências de movimentos oculares pré-arranjadas, como uma série de movimentos esquerda-direita-esquerda-direita, e essa sequência de movimentos aparecerá no polissonógrafo de laboratório como uma identificação claramente identificável. conjunto de traçados de linhas diferentes dos movimentos rápidos dos olhos do sono REM. É importante ressaltar que esses sinais de movimento ocular ocorrem mesmo que o polissonógrafo indique que o sono REM e o sonho que o acompanha continuem”.

Sair da versão mobile