Visando melhorar ainda mais a experiência de seus usuários a Sonos anunciou que lançará seu próprio sistema de controle de voz para seus alto-falantes, permitindo que os usuários digam “Ei Sonos” para controlar serviços de música compatíveis, incluindo Apple Music, Amazon Music, Deezer, Pandora e Sonos Radio.

O controle de voz será um concorrente direto de outros sistemas como o Google Assistant — que recentemente também anunciou novos recursos — e a Alexa da Amazon. A empresa já oferece esses dois assistentes de voz, mas teve problemas para integrá-los totalmente.

A empresa afirmou que o novo recurso de controle de voz oferecerá comando completo para todos os seus dispositivos.

“Uma das maneiras mais naturais de se conectar à sua música é com sua voz, mas quando falamos com nossos clientes, ouvimos que as preocupações com a privacidade significam que muitos estão optando por não usar o controle de voz. Criado exclusivamente para ouvir no Sonos e projetado com privacidade em sua essência, o controle de voz Sonos oferece a experiência do aplicativo Sonos usando apenas sua voz”, disse Joseph Dureau, vice-presidente de experiência de voz da companhia.

A diferença com outros assistentes de voz é que neste caso todo o processamento será feito no próprio dispositivo.

Segundo o diretor de aprendizado de máquina e experiência de voz da Sonos, David Leroy, “todo o processamento é feito no alto-falante, sem a necessidade do smartphone em nenhum momento”. A empresa também reafirmou que “nenhuma transcrição ou gravação de áudio é enviada para a nuvem, armazenada, ouvida ou lida”.

A Sonos informou que o “Voice Control” estará disponível nos EUA a partir de 1º de junho e na França ainda este ano, com mercados adicionais a seguir.