_PlayStation

Sony deve encerrar lojas do PS3, PSP e PS Vita nos próximos meses

Conteúdos comprados antes do suposto fechamento ainda poderiam ser baixados nos consoles antigos. Sony deve manter foco no PS4 e PS5.

PS3. Imagem: Ville Miettinen

Imagem: Ville Miettinen

A Sony deve encerrar definitivamente as lojas online do PS3, PSP e PS Vita daqui alguns meses. Segundo informações do site The Gamer, fontes familiarizadas com a companhia disseram que a PlayStation Store do PS3 e do PSP deixará de funcionar nesses consoles em 2 de julho, enquanto a loja do PS Vita fechará em 27 de agosto. Após essas datas, não será mais possível comprar jogos e DLCs dessas lojas digitais.

Segundo os informantes, a Sony fará um anúncio formal até o final deste mês para confirmar a medida. O Gizmodo US entrou em contato com a empresa para comentar o assunto, mas ainda não recebeu uma resposta.

Isso significa que qualquer pessoa que possui algum desses dispositivos tem um tempo limitado para obter todos os jogos antigos que deseja na PS Store. Claro que haverá oportunidades para comprar as edições físicas após o fechamento da loja, mas é possível que os preços desses jogos subam ainda mais quando as edições digitais não estiverem mais disponíveis.

Apesar do encerramento das lojas, ainda seria possível baixar conteúdos, como jogos e DLCs, desde que eles tenham sido adquiridos antes das datas citadas acima. Isso já acontece no PSP, que perdeu acesso à PS Store em 2016, mas ainda permite fazer o download de títulos comprados anteriormente via retrocompatibilidade no PS Vita.

Lembrando também que já faz algum tempo que a PS Store na versão web não exibe títulos de PlayStation 3, PSP e PlayStation Vita. Os destaques são apenas no PS4 e PS5 e, caso o rumor do fechamento definitivo das lojas nos aparelhos mais antigos se confirme, o foco da Sony deve continuar sendo em seus dois consoles mais recentes.

Sair da versão mobile