Sony investe na produção de PS4 para compensar falta de PS5

A empresa deve produzir cerca de um milhão de unidades de PS4 para ajudar a compensar a falta de PS5

Encontrar um PS5 no varejo é tarefa quase impossível: com a crise mundial de semicondutores, a produção do novo console está limitada. Por isso, a Sony decidiu produzir mais consoles PS4 do que o esperado inicialmente. O intuito é ajudar a “suprir o vazio de estoque e manter jogadores dentro do ecossistema PlayStation”.

De acordo com a Bloomberg, a Sony tinha planos para encerrar a produção do PS4 em 2021, mas a escassez de componentes para fabricar o PS5 adiou essa decisão. Em 2022, a gigante japonesa pretende, segundo a reportagem, produzir mais 1 milhão de consoles para aliviar a pressão sobre o hardware de última geração.

O número pode ser ajustado conforme a demanda. Isso acontece porque o console anterior usa chips menos avançados do que o atual, tornando-o uma alternativa mais prática e econômica para a empresa.

Além disso, aumentar a produção de consoles PS4 parece dar à Sony “mais liberdade quando negocia com parceiros de produção em busca de melhores acordos”.

Os parceiros da companhia já tinham sido avisados da decisão, no entanto, a empresa voltou atrás e decidiu continuar com o fornecimento de PlayStation 4 ao mercado. Vale destacar que a Sony não confirmou isso de forma oficial, e as fontes da reportagem foram “familiares e pessoas próximas aos funcionários”.

Procurada pela Bloomberg, a Sony confirmou que a produção do PS4 continuará durante 2022, mas negou que planejava descontinuar a produção da geração anterior de consoles.

Não podemos deixar de citar a pandemia de Covid-19. O número de pessoas doentes e de óbitos, além do isolamento social, fez com que a indústria de games atrasasse seus principais lançamentos; ao mesmo tempo, a demanda por entretenimento cresceu. A falta de componentes básicos para a fabricação de hardware piorou esse cenário.

Ainda não se sabe como isso pode afetar a indústria como um todo. Tradicionalmente, este seria o momento em que as grandes desenvolvedoras de jogos passariam a concentrar seus esforços em lançamentos apenas para a nova geração. E além da Sony, as suas concorrentes como a Microsoft com o Xbox Series X|S e o Nintendo Switch, passam pelo mesmo problema.

Vale lembrar que o PlayStation 5 já quebrou o recorde de console que mais vendeu em um curto espaço de tempo nos Estados Unidos. Além disso, enquanto lida com a dificuldade de manter o estoque do aparelho, rumores já apontam para a possibilidade de a japonesa já trabalhar em uma nova versão do PS5 para ser anunciada em 2022.

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas