_PlayStation

Sony joga balde de água fria em startup que criou placas coloridas para o PlayStation 5

As placas customizadas fizeram sucesso nas redes sociais, mas a Sony obrigou a companhia responsável a mudar de nome e interromper as vendas.

Imagem: Customize My Plates

Com um esquema de cores resumido a preto e branco, o PlayStation 5 traz um dos designs mais polêmicos da história do console. A Sony ainda não se pronunciou se lançará versões em outras cores, e isso levou muitos jogadores a criarem maneiras de personalizar o aparelho. Uma empresa até criou placas coloridas para substituir a carcaça do PS5.

Só que a Sony parece não ter gostado nada disso. E adivinha? Proibiu a tal companhia de vender esses acessórios.

A empresa em questão se chamava Plate Station (pegou a referência no nome?) e havia lançado uma pré-venda de placas personalizadas para colocar no PS5. A ideia veio após a Sony divulgar um vídeo desmontando o console: uma das principais características é a facilidade para remover os painéis laterais que protegem o dispositivo. Daí surgiram placas em diversas tonalidades, entre elas preto, azul, vermelho, prata e camuflado. Cada uma custava US$ 40.

Pouco depois da Plate Station criar um site (agora desativado), a Sony soube do projeto e forçou a companhia a reformular a marca e cancelar as vendas das placas laterais para PS5. Segundo a companhia japonesa, isso aconteceu devido à violação de “patentes e questões de propriedade intelectual”.

Pelo Twitter, a Customize My Plates disse que todos os consumidores que adquiriram uma placa para PS5 na pré-venda terão o dinheiro devolvido.

Embora isso seja um golpe para quem quer personalizar o visual do PS5, a equipe por trás da Plate Station não desistiu totalmente de seus planos. A empresa mudou o nome da marca para Customize My Plates e passou a fazer adesivos personalizados para os consoles e controles da Sony. Note que não são placas físicas sólidas, mas apenas adesivos, e a desvantagem óbvia dessa abordagem é que as películas são mais irritantes de aplicar (e não tão duráveis) do que simplesmente trocar por um novo painel de plástico.

De qualquer forma, o lançamento do PlayStation 5 está quase aí: nos Estados Unidos, dia 12 de novembro; no Brasil, uma semana depois, 19 de novembro. Mesmo que a Sony não planeje lançar placas originais, é muito provável que veremos uma explosão de adesivos e acessórios de terceiros para o novo console. E mais adiante, é provável que a empresa lance edições temáticas, semelhantes ao que vimos em todas as gerações anteriores do PlayStation.

Sair da versão mobile