_PlayStation

PS5 recebe atualização que permite salvar jogos em pendrives externos e mais novidades

É a primeira grande atualização que o console recebe desde o lançamento no final de 2021. Update já está disponível para download.

PS5. Imagem: Sam Rutherford/Gizmodo

Imagem: Sam Rutherford/Gizmodo

Já se passaram quase seis meses desde o lançamento do PlayStation 5. E nesta semana a Sony anunciou a primeira grande atualização de software para o console — felizmente com algumas novidades muito bem-vindas. O update de abril já começou a ser disponibilizado.

Para aqueles que se sentem limitados pelos 667 GB de armazenamento do PS5, uma das melhorias mais importantes é a capacidade de salvar jogos de PS5 em um pendrive USB externo, um recurso que antes era limitado a títulos mais antigos do PS4. No entanto, ainda não é possível rodar games inteiros de PS5 usando esse tipo de mídia externa, uma vez que, segundo a Sony, elas não são rápidas o suficiente para alcançar desempenho ideal.

Além disso, mesmo que você transfira um jogo para um pendrive, ele ainda precisará ser armazenado primeiro no SSD do PS5. Até o momento, nenhuma informação quanto ao uso de HDs ou SSDs externos para aumentar a capacidade interna do console. Essa função deve chegar ainda 2021, e foi confirmada pela Sony no ano passado, meses antes do lançamento do PS5.

Imagem: Sony

Para os proprietários de PS5 que jogam com amigos que usam um PS4, a Sony agora habilitou o Share Play de geração cruzada, o que significa que donos de PS5 podem transmitir seus jogos ao vivo para amigos com consoles mais antigos ou até mesmo jogar demos de PS5 ou de PS4 em qualquer um dos consoles.

A Sony também adicionou opções extras de controle e personalização ao menu de jogo do PS5, o que deve facilitar a criação de novas Parties, alternar entre vários bate-papos ou desativar notificações se você estiver em uma sala que está causando muitos spam de notificação.

Imagem: Sony

A atualização também inclui uma série de pequenos ajustes, como a possibilidade de configurar seu PS5 para baixar atualizações automáticas (supondo que o desenvolvedor tenha essa configuração habilitada), desabilitar totalmente o bate-papo do jogo ou ajustar o volume de um jogador específico, e busca aprimorada para seu biblioteca de jogos com a opção de ocultar títulos específicos.

Tem ainda uma nova tela para configurações de troféu e estatísticas, para que você veja mais facilmente o progresso de uma determinada conquista e especificar quais tipos de troféus (ouro, prata, bronze ou platina) acionam capturas de tela automáticas ou gravações de jogo.

Imagem: Sony

Por fim, a Sony também está atualizando o aplicativo PlayStation no Android e iOS, permitindo que você saiba quando seus amigos estão online, faça listas de jogos que deseja comprar ou defina o status online do PS5 remotamente.

De acordo com a Sony, “nas próximas semanas” o console receberá um novo recurso para que jogadores ingressem em partidas multiplayer instantaneamente, além de funções para gerenciar o armazenamento do PS5 e comparar troféus dentro do aplicativo PlayStation.

Sair da versão mobile