Uma das poucas ausências do PlayStation 5 em comparação com o Xbox Series X é seu armazenamento interno, que é menor do que o console da Microsoft. No entanto, com base em um novo rumor, parece que a Sony está trabalhando para resolver essa questão ao adicionar suporte para SSD externo.

Segundo a Bloomberg, fontes familiarizadas com o assunto afirmam que a compatibilidade para uso do slot de expansão SSD M.2 do PS5 chegará após uma atualização de firmware em junho. Isso permitirá velocidades mais rápidas das ventoinhas, ajudando a prevenir um possível superaquecimento do console.

Desde o lançamento do videogame no final de 2020, a Sony deixou claro que, em algum ponto, os proprietários do PS5 seriam capazes de atualizar seus consoles com um segundo SSD M.2 usando o compartimento de expansão do PS5, que está localizado em um slot atrás da tampa de plástico removível.

PS5. Imagem: Sam Rutherford/Gizmodo
O slot de expansão SSD M.2 do PS5 está localizado abaixo desta tampa na lateral do console. Imagem: Sam Rutherford/Gizmodo

O que falta revelar agora é a lista de drives compatíveis e aprovados para funcionar no PS5. Até lá, os jogadores ficam presos aos 667 GB de armazenamento básico do aparelho. Para efeito de comparação, isso é mais de 200 GB a menos do que o drive SSD do Xbox Series X, que conta com 885 GB — ele é vendido com 1 TB de capacidade, mas os 215 GB restantes são reservados para o software do dispositivo.

Embora o PS5 tecnicamente suporte armazenamento externo por meio de um drive USB conectado, apenas jogos leves de PS4 podem ser reproduzidos diretamente de um drive externo. Hoje, jogos de PlayStation 5 devem ser instalados na unidade interna do console antes de rodar. Isso não só impede quase que por completo o uso de mídias externas, como também mostra a inconveniência de transferir um game de um dispositivo para o outro.

Assine a newsletter do Gizmodo

Além disso, os jogos estão cada vez maiores e demandam muito mais espaço do que antigamente. Um Call of Duty da vida por si só já é pesado; somando sua DLC, então, lá se vão quase 200 GB da capacidade interna do PS5. Logo, a solução é mesmo expandir o quanto o console pode guardar sem prejudicar seu funcionamento ou obrigar o jogador a deletar tudo o que foi instalado anteriormente.