O número de megapixels geralmente não significa muita coisa para qualidade de imagem, mas sensores de números astronômicos costumam trazer tecnologias interessantes. Parece ser o caso da novidade da Sony. Ela anunciou hoje um novo sensor de imagem CMOS com resolução impressionante. O IMX586 tem, segundo a empresa, “a maior quantidade” da indústria, com 48 megapixels.

[Review] Sony Xperia XZ2: um ótimo smartphone sem grandes encantos
Fone com cancelamento de ruído e controle por gestos da Sony vai chegar por R$ 1.290

Os pontos estão dispostos em uma unidade que mede meros 8 milímetros na diagonal. E, mesmo espremendo tantos pixels em um espaço tão pequeno, a companhia promete bom desempenho em condições de baixa luminosidade, graças a disposição da matriz de cor adotada.

O IMX586 tem pixels de 0,8 micrômetros. Esse é um tamanho que, ao menos teoricamente, deve funcionar bem durante o dia ou com boa iluminação, mas ter grandes dificuldades para trabalhar em ambientes escuros. Como relembra o Engadget, a título de comparação, um dos melhores smartphones para fotos noturnas é o Pixel 2 XL, que tem pontos de 1,4 micrômetros.

 

A disposição de pixels no Quad Bayer, formando uma matriz de pontos maiores. Imagem: Sony.

Para contornar isso, a Sony adotou uma matriz de cores chamada de Quad Bayer. Nela, cada quatro pixels dispostos em um quadrado 2×2 são de uma mesma cor e podem somar os sinais luminosos capturados. Assim, na prática, o mesmo sensor também pode funcionar como se tivesse 12 megapixels, cada um deles medindo 1,6 micrômetros, o que deve garantir bons resultados em condições de iluminação distantes das ideais.

Comparativo entre uma câmera de smartphone de 12 megapixels e uma com o novo sensor da Sony, de 48 megapixels.

Além disso, o comunicado à imprensa divulgado pela Sony também promete que a peça será capaz de entregar um alcance dinâmico (leia-se HDR) quatro vezes maior que os produtos convencionais. As especificações de vídeo também chamam a atenção, com a possibilidade de gravar em 4K a 90 frames por segundo, e em 1080p a 240 fps.

A Sony planeja começar a distribuir o hardware em setembro de 2018. Geralmente, ela embarca essas novidades primeiro em seus próprios smartphones. Será que teremos um Xperia com 48 megapixels até o fim do ano?

[Sony via Engadget]