Sony, Toshiba e Hitachi criam gigante de telas pequenas, e isso é ótimo

Hoje de manhã, Sony, Toshiba e Hitachi chegaram juntas para declarar que vão unir suas divisões de telas pequenas em uma só gigante de cristal líquido. A nova entidade será conhecida como Japan Display. E isso é bom para você. Ao unir os negócios de LCD, as três empresas criaram a maior fabricante de telas […]

Hoje de manhã, Sony, Toshiba e Hitachi chegaram juntas para declarar que vão unir suas divisões de telas pequenas em uma só gigante de cristal líquido. A nova entidade será conhecida como Japan Display. E isso é bom para você.

Ao unir os negócios de LCD, as três empresas criaram a maior fabricante de telas LCD para celulares, câmeras e tablets do mundo. O que é bom para o negócio delas, já que elas vinham perdendo dinheiro com isso nos últimos anos. A fusão permite a elas focar as energias em combater o poderio da Samsung, assim como empresas agressivas como Sharp, que deve receber um investimento bilionário da Apple em breve.

A fusão de três empresas tinha tudo para gerar menos concorrência, mas não é o caso. A Samsung, por exemplo, é maior e mais conectada que qualquer empresa japonesa no mercado de telas. Ao unir forças, Sony, Hitachi e Toshiba poderão unir recursos e criar produtos melhores e mais competitivos. Isto também quer dizer produtos mais baratos, ótimo para o consumidor em geral, que quer um bom celular ou câmera por um bom preço. Vale lembrar que, para touchphones e tablets, a tela representa um dos maiores custos na fabricação. E, claro, as três empresas continuam separadas – elas só se uniram no setor de telas pequenas.

Agora vejamos no que isso vai dar. [Reuters e New York Times]

Foto: AP Photo/Katsumi Kasahara

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas