De uns tempos para cá as câmeras frontais de smartphone passaram a receber um tratamento especial de fabricantes, que agora se mostram preocupados em produzir selfies espetaculares. A Sony é mais uma a entrar nesse barco com o Xperia C5 Ultra Dual, que acaba de ser lançado no Brasil.

O Xperia C5 Ultra Dual foi anunciado no começo de agosto e tem como principal característica o fato da sua câmera frontal ser quase idêntica à traseira: independentemente de qual seja a câmera que você está usando, terá a disposição um sensor Exmor RS, flash e 13 megapixels. Eu disse quase idênticas: a frontal usa uma lente de 22 milímetros, enquanto a traseira tem uma de 25 milímetros.

Em design, ele não é muito diferente dos outros Xperia da Sony: um retângulo com bordas levemente arredondadas, tendo praticamente apenas uma tela de 6 polegadas IPS Full-HD na parte da frente.

Por dentro, um processador MediaTek MT6752 octa-core, 2GB de RAM, 16GB de armazenamento interno (expansível via miroSD), duas entradas de chip SIM, conexao 4G LTE e bateria de 2.930 mAh – que, promete a Sony, dura dois dias. No que diz respeito a software, ele roda o Android 5.1 Lollipop com as modificações de interface de usuário da Sony – que incluem, por exemplo, um modo minitela para quem quiser usar esse smartphone nem um pouco pequeno com uma mão.

Ele não é o primeiro smartphone voltado para selfies do mercado: HTC e Asus também oferecem aparelhos com câmeras frontais poderosas para que você fique melhor nas fotos tiradas com elas. O Asus Zenfone Selfie é inclusive vendido no Brasil.

O Xperia X5 Ultra Dual começa a ser vendido na quinta-feira (8) a um preço sugerido bem salgado: R$ 2.199, e virá nas cores preto, branco e menta.