A Sony continua com seu ritmo frenético de atualização da linha de smartphones. Nesta quinta-feira (30), a companhia japonesa apresentou na IFA, em Berlim, seu novo aparelho de topo de linha, o Xperia XZ3. As principais novidades são uma tela maior, com tecnologia OLED, deixando de lado a preferência da marca pelo LCD, e uma moldura de alumínio sensível ao toque.

• Aquele fone de ouvido maneiro da Sony que cancela ruído agora cancela ainda mais ruído
• [Review] Sony Xperia XZ2: um ótimo smartphone sem grandes encantos



O Xperia XZ3 se parece bastante com o seu antecessor, o Xperia XZ2. Ele mantém o jeitão retangular e a traseira curvada. A câmera e o leitor de digitais continuam no posicionamento bem central que tanto me irritou quando testei o XZ2.

A tela deu uma crescidinha. Agora, o display tem 6 polegadas, e não mais 5,7. O tamanho maior foi acompanhado por mais resolução: o FullHD+ saiu para entrar o QuadHD+. E a tecnologia Triluminos da Sony agora usa OLED, e não mais LCD.

Algumas convicções da marca continuam presentes. O Xperia XZ3 mantém uma única câmera na traseira, de 19 megapixels. Talvez a câmera dupla fique para uma versão Premium, como aconteceu com o Xperia XZ2 e o Xperia XZ2 Premium? Também não tem nada de entalhe, recorte, chifrinho ou como você quiser chamar na tela.

O aparelho mantém a vibração dinâmica, que faz o celular chacoalhar em vídeos e músicas como se fosse um controle de PlayStation. E a construção tem uma novidade que parece interessante: uma moldura de alumínio sensível ao toque. Diz o release da Sony:

O XZ3 também apresenta uma nova interface amigável ao usuário, chamada Side sense. Ela usa inteligência artificial para dar acesso fácil e conveniente a seus apps favoritos. Dê um toque duplo em qualquer lugar nos lados do seu XZ3, e ele vai prever e mostrar os apps que você quer usar, colocando-os ao alcance do seu dedo, sem ter que rolar para cima ou para baixo. Projetado para telas grandes, o Side sens oferece uma operação de uma só mão sem esforço.

De acordo com o vídeo de apresentação abaixo, dá para abrir um menu de sugestões de apps e configurações e também deslizar o dedo para usar o voltar.

Por dentro, o aparelho também não traz grandes novidades. O processador é o mesmo Snapdragon 845, com os mesmos 4 GB de RAM e os mesmos 64 GB para armazenamento. O Xperia XZ3 roda Android 9 Pie. Segundo o comunicado, o lançamento estará disponível em mercados selecionados em setembro.

[Sony Mobile]