Aqui estamos diante de um dilema. Por um lado, quem adora especificações está salivando pelo hardware do Sony Xperia Z Ultra. Por outro lado, ele possui uma tela de 6,4 polegadas! Isso não é um smartphone, é um tablet para você falar.

Ignorando isso por um momento, o novo Xperia parece incrível. Ele virá com o Android 4.2 (Jelly Bean) rodando no processador Snapdragon 800 quad-core com clock absurdo de 2.2GHz. Ele tem uma câmera de 8MP com sensor móvel Exmor RS, LTE, NFC, slot para cartão microSD, e 2GB de RAM.

Ele também tem um design bem impressionante: com 6,5 mm, ele é um dos mais finos do mundo (o Ascend P6 é ainda mais), mas tem espaço para uma enorme bateria de 3.000 mAh. Ele também é à prova de poeira e à prova d’água por até 30 minutos. No Xperia Tablet Z, isso funciona mesmo.

A tela 1080p lhe confere uma bela densidade de pixels de 352 PPI. Ela usa a nova tecnologia Triluminos da Sony com pontos quânticos: são nanocristais tão pequenos – cerca de 10 nanômetros de diâmetro – que eles possuem propriedades quânticas. Isso lhes permite oferecer um aumento de 50% na gama de cores.

Tem mais: você pode usar qualquer lápis, ou várias canetas, como uma stylus na tela – isso nos deixa nervosos sobre possíveis arranhões na tela, mas será bem impressionante se funcionar mesmo.

Mas vamos abordar o elefante na sala. O elefante é o dispositivo, porque eles têm mais ou menos o mesmo tamanho. O Galaxy S4, com sua tela de 5″, é um celular. O Galaxy Note II, com sua tela de 5,5″, é o que se tornou conhecido como um “phablet”. O Nexus 7, no entanto, com sua tela de 7 polegadas, é um tablet.

O Sony Xperia Z Ultra tem uma tela de 6,4 polegadas. Agora, vamos fazer algumas contas simples: o Ultra tem 0,9″ a mais que o phablet Note II, porém tem apenas 0,6″ a menos que o tablet Nexus 7. Assim, ele é mais tablet que phablet. Q.E.D.

Então este é basicamente um tablet que faz ligações, como o Asus Fonepad – porém muito mais potente. Gostaríamos de ver essas especificações em um gadget menor, que possamos manusear com uma só mão… mas ainda não sabemos quando esse dia chegará.

O Xperia Z Ultra será lançado na Europa e Ásia em setembro; ainda não há data para chegar aos EUA. Perguntamos à assessoria da Sony se ele virá ao Brasil, e atualizaremos o post com a resposta.