Ouvimos rumores sobre um misterioso “Xperia i1” há algum tempo, mas agora ele se tornou real. O novo Sony Xperia Z1 é o maior smartphone da linha Xperia até agora, com 5 polegadas, mas, mais importante do que isso, ele tem uma surpreendente câmera de 20,7 megapixels.

O Z1 conta com um processador quadcore Snapdragon 800 de 2.2GHz, tela 1080p (ainda não sabemos a resolução exata), bateria de 3.000mAh, e a câmera de 20,7 megapixels. Tudo isso em um corpo à prova d’água (até 1,5m de profundidade) feito em peça única de alumínio. O Xperia Z1 vai chegar às lojas com o Android 4.2.2 e a tradicional UI da Sony por cima do sistema do Google.

A câmera conta com um sensor 1/2.3 polegadas, bem parecido com o do Galaxy S4 Zoom. Nada perto do Nokia Lumia 1020, mas tudo bem. Ainda assim, é uma das câmeras mais interessantes vistas em um smartphone com Android. E ele tem ainda alguns recursos divertidos, incluindo uma opção para capturar 30 fotos com um único aperto de botão.

A Sony não falou nada sobre o preço do Z1, mas o lançamento dele aqui no Brasil já está confirmado para o mês de outubro.