_Sony

Sony Xperia Z5 Premium é o primeiro smartphone do mundo com tela 4K

Na feira IFA, a Sony revelou oficialmente três novos smartphones Xperia - o Z5, Z5 Compact e o carro-chefe Z5 Premium.

Rumores diziam que a Sony seria a primeira fabricante a lançar um smartphone com tela 4K, e eles se confirmaram hoje: o Xperia Z5 Premium possui o dobro da densidade de pixels que o iPhone 6 Plus, apesar de ter o mesmo tamanho.

Na feira IFA, a Sony revelou oficialmente três novos smartphones Xperia – o Z5, Z5 Compact e o carro-chefe Z5 Premium (na foto acima).

Ele possui tela de 5,5 polegadas e 3840 x 2160 pixels, o que resulta em uma densidade de pixels de 806 ppi. O dispositivo usa upscaling para aproveitar essa resolução mesmo em conteúdo que não é 4K. O olho humano consegue mesmo distinguir esse nível de detalhes? Aparentemente, a Sony acha que sim.

O que mais me impressionou no display, além da nitidez de imagem no vídeo rodando nele, foi que ele não esquentou em nossas mãos. Considerando que o Xperia Z3+ tem problemas de superaquecimento, isso é um bom sinal, apesar do meu tempo limitado com o dispositivo.

Disponível em cromado, preto e dourado, o Z5 Premium tem uma bateria enorme de 3.430 mAh e será lançado por um preço sem dúvida alto. A sensação é premium mesmo, no entanto? Olha, bem mais do que os esforços anteriores da Sony – e o modelo dourado é adorável, com um tom mais discreto. Gostaria de ver a Sony adotar mais o design do Z5 Premium no futuro.

O Xperia Z5 Premium tem processador Snapdragon 810 de oito núcleos e 3 GB de RAM. São 32 GB de armazenamento, expansíveis por microSD – algo bastante necessário para conteúdo 4K.

O Xperia Z5 padrão tem as mesmas especificações. A diferença está na tela – 5,2 polegadas e resolução Full-HD – e na bateria de 2.900 mAh.

Enquanto isso, o Xperia Z5 Compact (abaixo) tem mesmo processador e espaço interno, porém apenas 2 GB de RAM e bateria de 2.700 mAh. A tela HD tem 4,6 polegadas.

O Z5 e Z5 Compact dão uma sensação familiar, se aproximando do design que vimos em aparelhos Xperia anteriores. Eles possuem traseira em vidro fosco (a versão Premium tem vidro espelhado). O Z5 tem o mesmo tamanho que o Z4, mas pesa 10 g a mais (são 154 g) – não que você vá notar.

Todos os três modelos rodam Android 5.1 Lollipop – com promessa de atualização para o 6.0 Marshmallow – e são à prova d’água. Além disso, todos possuem um sensor de impressão digital integrado no botão liga/desliga: com isso, você pode desbloquear o aparelho com seu dedo, e até mesmo autorizar pagamentos online em apps compatíveis com o padrão da FIDO Alliance.

Todos oferecem uma câmera reinventada completamente pela primeira vez desde o Xperia Z1. Temos aqui um sensor grande Exmor RS de 23 megapixels e 1/2,3 polegada, mais uma lente F2.0, além do flash LED.

A câmera tem foco automático extremamente rápido para um smartphone, de apenas 0,03 segundo. Os recursos de vídeo também foram atualizados, com tecnologia SteadyShot para estabilização de imagem em 4K. Enquanto isso, a câmera frontal tem 5MP e lente grande-angular de 25 mm.

O Z5 estará disponível em branco, preto, dourado e verde a partir de outubro. O Z5 Compact chega no mesmo mês nas cores branco, preto, amarelo e coral. O Z5 Premium será lançado em novembro. Os preços ainda não foram revelados.

Sair da versão mobile