Tecnologia

Sora: novo gerador de vídeos da OpenAI vira piada por ginástica bizarra

Gerador de vídeos Sora falha em executar movimentos complexos; veja vídeos
Imagem: Reprodução/X

Desde o início da febre da geração de imagens por IA (inteligência artificial), internautas já apontavam erros que denunciavam que as fotos não eram reais, como dedos a mais em pessoas, por exemplo. Agora, com a chegada do novo e aguardado gerador de vídeos Sora, da OpenAI — empresa-mãe do ChatGPT –, os resultados parecem ainda piores. Isso porque vídeos de ginastas fazendo acrobacias mostram membros do corpo se transformando de formas completamente irreais.

Black Friday
PlayStation®5 Slim Disk + 2 Jogos
R$ 4.199

Com o lançamento da ferramenta para o público na última terça-feira (10), o perfil do podcast “AI for Humans” brincou que “a ginástica é a maneira mais engraçada de quebrar Sora”. Ao tentar gerar um vídeo com o prompt “ginasta dá cinco cambalhotas muito rápido e depois cai em um balde de mostarda”, por exemplo, o resultado fez parecer que havia tinta amarela presa nos pés da atleta. Veja:

A conta ainda tentou obter um vídeo de uma performance de break dance da dançarina australiana Raygun nas Olimpíadas de Paris. Contudo, isso também não funcionou.

Além disso, no X/Twitter, o especialista em aprendizado de máquina Deedy Das também compartilhou vídeos do Sora. Ele ainda afirmou que “a ginástica ainda é o teste de Turing para vídeos de IA”. O Teste de Turing é um experimento que avalia a capacidade de uma máquina de se comportar como um ser humano, proposto por Alan Turing, considerado o pai da computação, em 1950.

Ginastas de outra dimensão

Das também comparou a evolução da geração de vídeos em relação a julho deste ano. Na época, de acordo com ele, “os ginastas se teletransportavam para outra dimensão” nas imagens.

Já o site de tecnologia Futurism comparou os clipes aos filmes de body horror (terror corporal, em tradução livre) de David Cronenberg, diretor de “A Mosca” (1986). De acordo com a página, o Sora se sai melhor em vídeos com menos movimento. No entanto, o software ainda “tem dificuldade para soletrar as palavras corretamente”.

Atualmente, o Sora está disponível em uma versão mais potente para assinantes de seus planos pagos. Após ser liberado para testes em fevereiro, o cientista-chefe de IA da Meta, Yann LeCun, disse que a tecnologia estava “fadada ao fracasso”. Leia mais no Giz Brasil.

O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.
Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas