Nos últimos meses, a SpaceX foi mais SpaceX do que nunca: a empresa lançou um foguete já usado em órbita (e o pousou), embarcou um satélite espião e até enviou uma espaçonave Dragon reciclada. Mas, neste fim de semana, a empresa aeroespacial vai encarar um novo desafio: dois lançamentos dentro de 48 horas. É o nirvana nerd.

• A SpaceX acabou de realizar sua missão mais misteriosa
• As pessoas já estão economizando para viajar para o espaço

A SpaceX inicia seu primeiro lançamento nesta sexta-feira (23), na Plataforma 39A, de onde vai enviar um foguete Falcon 9, com um propulsor anteriormente usado. O propulsor foi lançado pela primeira vez em 14 de janeiro, na missão Iridium-1, da SpaceX. Na missão desta sexta, chamada de BulgariaSat-1, o propulsor vai ajudar a levar um satélite de comunicação búlgaro em órbita geoestacionária. Esse será o segundo propulsor usado a ser lançado, e, como um bônus, a SpaceX vai tentar pousar o foguete direto em um navio de drone, algo que só foi conquistado meia dúzia de vezes.

O lançamento está marcado para 16:10, no horário de Brasília. Você pode assistir a tudo clicando aqui ou no vídeo abaixo.

As coisas aquecem novamente no domingo, 25 de junho, quando a SpaceX lança um novo foguete Falcon 9 da Base da Força Aérea Vandenberg, na Califórnia. A companhia vai, mais uma vez, se juntar à Iridium — dessa vez, para levar 10 satélites em órbita para a rede NEXT, da Iridium. Mais detalhes do lançamento serão revelados ainda.

De acordo com um ex-consultor de políticas espaciais da governo de Barack Obama, o oficial Phil Larson, a SpaceX projetou todos os seus hardwares tendo uma cadência de lançamento rápida em mente. A empresa aeroespacial já expressou há muito tempo seu objetivo de diminuir o tempo de lançamento para algumas semanas ou mesmo dias, então esse é um passo significativo.

“Esse fim de semana é animador, mas é só o começo para a SpaceX”, Larson contou ao Gizmodo. “Essa é uma peça do quebra-cabeças em termos de alcançar o objetivo final.”

Imagem do topo: SpaceX via Flickr