Após lançar alguns foguetes e aterrissá-los algumas vezes no chão e em embarcações, a SpaceX agora está planejando uma aterrisagem simultânea de três foguetes, e parece que vai ser bem legal.

>>> Foto de longa exposição mostra lançamento e aterrisagem de foguete da SpaceX
>>> Elon Musk quer democracia em Marte, e acha que nossa realidade é uma simulação



A SpaceX disse ao The Orlando Sentinel que está pedindo permissão ao governo para obter outros dois locais para aterrisagem, pois já está se preparando para o lançamento do novo foguete Falcon Heavy. A empresa de voos espaciais privados informou que vai tentar pousar seus foguetes Falcon Heavy em uma de suas barcas — um procedimento que a empresa tem aperfeiçoado. Em algum momento, contudo, a SpaceX tem o objetivo de pousar três foguetes no solo. Os outros dois locais para aterrisagem devem ser construídos na Base da Força Aérea no Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), onde a companhia já conta com um espaço para pouso.

Quando o foguete Falcon Heavy for lançado, ele será um dos mais poderosos já feitos, batendo inclusive o Delta IV e oferecendo o dobro de potência. O Falcon Heavy será capaz de levar mais de 54 toneladas para o espaço. Para ter a potência suficiente para carregar tal peso, ele precisa de três núcleos separados de foguete, e isso significa que a companhia precisará de múltiplos locais para tentar aterrissar as três composições.

Elon Musk, diretor-executivo da SpaceX, explicou no Twitter que esses dois foguetes vão pousar praticamente simultaneamente no solo, enquanto terceiro levará um pouco mais de tempo. Você pode ter uma noção de como iria ser com essa animação que a empresa disponibilizou:

Três foguetes aterrissando de uma vez será algo para o futuro, porém Musk passou a sugerir algo que deve ocorrer em breve. Enquanto os núcleos dos foguetes Falcon Heavy foram feitos para voltar, a parte superior do foguete, não — pelo menos, por enquanto. Musk tuitou:

“Mal posso esperar para ver os três núcleos do Falcon Heavy aterrisarem! Os dois primeiros serão quase simultâneos.”

“Muito tentado a reformular a parte superior para retornar também (Falcon Heavy tem força o suficiente), mas provavelmente é melhor se concentrar no foguete para Marte.”

De fato, melhor se concentrar no foguete para Marte.

Imagem da lançamento do primo menor do Falcon Heavy, o Falcon 9. Imagem por SpaceX