_Ciência

SpaceX lança 1ª sonda lunar da Coreia do Sul; confira como assistir

Projeto Danuri abrirá caminho para futuras missões robóticas e tripuladas para a Lua. SpaceX recebeu US$ 52 milhões para fazer lançamento, que acontece nos EUA, às 20h

SpaceX lança 1ª sonda lunar da Coreia do Sul; confira como assistir

Imagem: SpaceX/Reprodução

Se tudo ocorrer como planejado, a SpaceX vai lançar nesta quinta-feira (4) a missão Danuri – a primeira sonda desenvolvida pela Coreia do Sul a viajar até a Lua.

A decolagem está prevista para ocorrer às 20h08 (horário de Brasília), a partir do Space Launch Complex 40 (SLC-40), localizado no Cabo Canaveral, na Flórida — área que pertencente ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Segundo o site Space Launch Schedule, há 80% de chance de que as condições climáticas estejam favoráveis para este lançamento. Caso ocorra algum imprevisto, uma segunda tentativa de lançamento será feita na próxima sexta-feira (5), às 20h00.

O foguete utilizado no lançamento da Danuri será o Falcon 9, que já teve seu primeiro estágio voando em outras missões anteriores, como a colocação em órbita dos satélites Arabsat-6A, STP-2, COSMO-SkyMed, além de dois lotes da rede Starlink. O primeiro lançamento deste estágio foi em 2018.

Após impulsionar o Danuri, o primeiro estágio retornará à Terra e pousará em uma balsa-drone, que está estacionada no Oceano Atlântico, próximo à costa dos EUA.

A decolagem pode ser assistida ao vivo no canal oficial da SpaceX, no YouTube. A transmissão começa15 minutos antes do lançamento, no link abaixo:

Missão Danuri

Antes chamada de Korea Pathfinder Lunar Orbiter (KPLO), a sonda Danuri quer fazer um reconhecimento detalhado da Lua, preparando o terreno para o lançamento de uma futura missão sul-coreana de pouso na superfície lunar – prevista para o início da década de 2030.

Além disso, como a Coreia do Sul é um dos países parceiros do programa Artemis, os dados coletados pela sonda também ajudarão no retorno dos humanos à Lua, fazendo um mapeamento do terreno e identificando potenciais recursos que poderão ser utilizados em uma futura colônia lunar.

Ao todo, a Danuri carrega cinco instrumentos científicos, incluindo duas câmeras desenvolvidas na Coreia do Sul para fazer imagens com resolução de 2,5 metros por pixel. Ela também utilizará uma câmera grande angular polarimétrica para analisar materiais da superfície, um espectrômetro para examinar os raios gama de alta energia liberados pela Lua e um magnetômetro para estudar as características magnéticas lunares.

A NASA também contribuiu com a missão, disponibilizando a câmera ShadowCam, que servirá para estudar áreas sombreadas da Lua. Segundo apontou o site Space, esta câmera é 200 vezes mais sensível do que qualquer outra câmera que já tenha sido enviada para a Lua, e poderá detectar gelo de água na superfície.

Os sul-coreanos pagaram 52 milhões de dólares à SpaceX para este lançamento. O foguete Falcon 9 colocará a sonda Danuri em uma trajetória lunar balística, permitindo que ela chegue à Lua em meados de dezembro. A sonda entrará em uma órbita lunar circular de cerca de 100 quilômetros de altitude, estudando a Lua por pelo menos um ano.

Sair da versão mobile