_Espaço

SpaceX tentará “pegar” seus propulsores da Starship em vez de pousá-los

A SpaceX planeja pegar seus próximos foguetes propulsores Super Heavy na torre de lançamento, permitindo reutilizá-los apenas uma hora depois.

Imagem conceitual mostrando a Starship no topo de seu impulsionador Super Heavy. Imagem: SpaceX

Não contente em manter as coisas simples ou fáceis, a SpaceX planeja pegar seus próximos propulsores Super Heavy na torre de lançamento, permitindo relançamentos subsequentes apenas uma hora depois.

O Super Heavy, que não deve ser confundido com o Falcon Heavy, servirá como o estágio de propulsão para o próximo sistema Starship da SpaceX. O segundo estágio do sistema será a própria Starship, projetada para ser lançada e pousada por conta própria. Quando emparelhado com o impulsionador, no entanto, a Starship será transformada em um sistema de lançamento potente, capaz de transportar carga e dezenas de passageiros para a órbita da Terra, a Lua e Marte.

Tradução: Nós vamos tentar pegar o Super Heavy Booster com o braço da torre de lançamento, usando a grade para carregar a carga

O Super Heavy, assim como o segundo estágio da Starship, ainda está em desenvolvimento e as especificações estão em constante evolução. Originalmente, o propulsor deveria pousar usando pernas retráteis semelhantes às vistas no foguete reutilizável Falcon 9 da empresa. Mas, como o CEO da SpaceX, Elon Musk, explicou em uma recente série de tuítes, eles reformularam o conceito.

“Vamos tentar pegar o Super Heavy Booster com o braço da torre de lançamento, usando as grades para carregar a carga”, ele tuitou em resposta a uma pergunta. “Economiza massa e custo de pernas e permite o reposicionamento imediato do booster na montagem de lançamento – pronto para voar novamente em menos de uma hora”, acrescentou Musk.

O fato de a SpaceX estar projetando um sistema capaz de lançar foguetes Starship em intervalos de uma hora aponta para as ambições futuras da empresa. Resta saber se esses impulsionadores gigantescos – que medirão 70 metros de altura e 9 metros de largura – podem realmente ser capturados dessa forma, mas o histórico impressionante de Musk significa que precisamos levar essa perspectiva a sério.

Equipado com mais de duas dúzias de motores Raptor, o booster Super Heavy exercerá mais de 16 milhões de libras de força (cerca de 7 milhões de quilograma-força). Para efeito de comparação, o Block 2 do próximo sistema SLS da NASA fornecerá 9,5 milhões de libras de empuxo.

Tradução: Com o SN10 quase completo e os reparos sendo feitos na pista de pouso, vocês acham que isso é algo que veremos nas próximas semanas?

Em 12 de dezembro, a SpaceX realizou um teste de alta altitude de um protótipo da Starship, que se despedaçou ao tentar pousar. Musk descreveu o evento como uma “subida bem-sucedida”, acrescentando que “temos todos os dados de que precisávamos”. Novos protótipos da Starship estão sendo construídos para testes adicionais, mas ainda não foi divulgada nenhuma data para esses lançamentos.

Sair da versão mobile