SPIDER expande suas entranhas e ajuda cirurgiões a salvar vidas

Desculpe o meu entusiasmo, viu, mas caramba cirurgiões tem uns gadgets muito loucos! Os cirurgiões ficam brincando de Deus com este SPIDER, ou o quê?

Desculpe o meu entusiasmo, viu, mas caramba cirurgiões tem uns gadgets muito loucos! Os cirurgiões ficam brincando de Deus com este SPIDER, ou o quê?

Prometendo triangulação e instrumentos flexíveis e articulados através de um sistema de portas de acesso flexíveis e rígidas, o Spider parece ser um belo avanço em relação aos bisturis – pelo menos para mim. Pensava que os cirurgiões só precisavam de um bisturi para abrir as pessoas, retirar órgãos e tal. Vivendo e aprendendo!

Só que tem muito, muito mais sobre o Spider:

Vesículas biliares nunca antes saíram de um tórax humano com tanta destreza e facilidade.

Os cirurgiões podem até trocar de ferramentas na hora, enquanto a parte principal do SPIDER fica dentro do paciente! Aparentemente, este procedimento com uma só incisão não é tão raro – pelo menos nos EUA – mas colecistectomias (retirada da vesícula biliar) podem ser feitas com instrumentos mais simples que o SPIDER. Não importa: vou agendar uma co-le-cis-tec-to-mi-a, fazer o médico usar uma coisa dessas e gravar tudo, por amor aos gadgets. [Medgadget via Boing Boing]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas