A (talvez) melhor série de games de futebol de todos os tempos terá novas versões para PC, Mac e PlayStation Portable em 30 de outubro. A Sports Interactive divulgou algumas novidades e imagens do jogo.

O release de Football Manager 2010 diz que instruir o time ficou mais fácil, sendo possível até “gritar” da lateral do campo. O papel do jogador na equipe pode ser configurado de maneira mais detalhada, com opções como “ball winning midfielder” e “deep lying playmaker” (não sei como traduzir essas coisas… meio-campista especialista em desarme e volante criador de jogadas?).


Há também mudanças na interface de uso, nas ferramentas para analisar as partidas (inclusive durante as mesmas) e nas animações (mais de 100). Sem contar, claro, uma “inteligência artificial melhorada”, presente em quase toda nova versão.

O diretor Miles Jacobson publicou no fórum de discussões da Sports Interactive um post sobre mudanças que ocorreram dentro do estúdio – que, diz ele, cresceu muito nos últimos anos e agora soma 60 funcionários em tempo integral. Os bancos de dados de bugs a serem corrigidos e recursos a serem incluídos, por exemplo, foram totalmente reorganizados, pois estavam com informações incorretas ou desatualizadas – algumas das falhas listadas foram corrigidas no FM2005, só para dar uma ideia do tamanho da zona.


Pessoalmente, nunca fui viciado em FM ou CM (se eu escrever alguma besteira sobre a série, já sabem o porquê), mas sempre admirei o grau de profundidade dos games, a atenção aos detalhes e tudo mais. Tanto que sempre sonhei com um acordo maluco entre a Konami e a Sports Interactive para o Winning Eleven usar os dados dos times e dos jogadores do Football Manager, que eu julgava mais precisos. Seria um passo à frente no desenvolvimento do melhor game de futebol, ahn, “action-oriented”. (Aliás, ultimamente a Konami tem dado passos muito pequenos nesse sentido, enquanto a Electronic Arts caminha de maneira muito mais rápida, independente de quem tenha o melhor título de futebol – eu mesmo não consegui eleger o campeão das versões 2009. Mas isso é outra história…) [Sports Interactive, Sports Interactive Community]