O Spotify anunciou nesta quinta-feira (18) o aperfeiçoamento do recurso “Letras”, que permitirá a todos usuários do mundo acessar, de maneira sincronizada, os versos de suas músicas preferidas.

A novidade será disponibilizada para assinantes dos planos Premium e Free da plataforma.

Até hoje, o usuário tinha acesso apenas a um número restrito de letras de alguns artistas num recurso meio escondido na tela (um ícone de microfone no desktop ou na parte debaixo do celular). Outra saída era recorrer a apps de terceiros ou a sites da web. Isso poderia ser facilmente contornado no celular, mas era um problema para quem usa o serviço de streaming em smart TVs ou outros dispositivos.

A partir de agora, o recurso que sincroniza música e letra será ampliado para um número muito maior de artistas e fica acessível pelos seguintes canais habilitados: dispositivos iOS e Android, desktop, Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Android TV, FireTV e aparelhos Samsung, Roku, LG, Sky e Comcast.

Segundo o Spotify, a ideia é dar aos fãs, agora no mundo todo, a oportunidade de “cantarem cada vez mais alto e com confiança” as suas músicas favoritas. A adição é uma parceria com o Musixmatch e deve ser compatível com a biblioteca de faixas do serviço.

Assine a newsletter do Gizmodo

Como usar o recurso

  1. Para ver as letras no celular, seja ele Android ou iOS, não é preciso fazer nenhuma ativação, basta clicar no visor “Tocando Agora” durante a reprodução e arrastar o botão na tela.
  2. Quem quiser poderá compartilhar em outro aplicativo um trecho da música ou a letra completa a partir do botão localizado na parte de baixo do programa.
  3. A novidade é compatível com o aplicativo do Spotify para computador e também nas TVs inteligentes —neste caso, será preciso selecionar o botão “Letras”, no canto direito do display, para que o texto comece a correr na tela.