_Spotify

Mude a maneira como você descobre músicas novas no Spotify com este app

Uma das coisas que mais gosto no Spotify é poder descobrir músicas. Quando a companhia começou a construir playlists personalizadas como as Descobertas da Semana e o Radar de Novidades, fiquei viciado. O único problema era que demorava muito para ouvir todas as músicas. Um projeto independente de dois desenvolvedores do próprio Spotify oferece uma […]

Ilustração com logo do Spotify Discover Quickly

Ilustração: Gizmodo/Spotify

Uma das coisas que mais gosto no Spotify é poder descobrir músicas. Quando a companhia começou a construir playlists personalizadas como as Descobertas da Semana e o Radar de Novidades, fiquei viciado. O único problema era que demorava muito para ouvir todas as músicas. Um projeto independente de dois desenvolvedores do próprio Spotify oferece uma maneira interessante de explorar milhões de faixas. Eles o chamaram de “Discover Quickly“, ou “Descubra Rapidamente”, em tradução livre.

O web app Discover Quickly traz a sua playlist de Descobertas da Semana em uma grade de capas dos álbuns. Quando você passa o mouse por cima de cada uma das capas, a música começa a tocar já na metade, e aí você pode clicar para dar um zoom em uma faixa específica. Ao clicar em uma música, você irá salvá-la em uma lista que pode ser rapidamente exportada para o Spotify como uma nova playlist. Isso permitiu que eu fizesse uma curadoria das minhas Descobertas da Semana em alguns minutos, sem ter que ouvir tudo.

O novo método de navegação não funciona apenas com essas playlists personalizadas do próprio Spotify. Você pode pegar qualquer playlist do serviço e passar pelas músicas da mesma forma. Uma vez que você dá zoom em alguma faixa, é possível ver outros trabalhos daquele artista e até álbuns relacionados. Eu descobri que esse é um jeito bem prazeroso de passar meu tempo ouvindo música, descobrindo todos os tipos de coisas novas. Como o nome implica, o Discover Quickly dá uma espécie de superpoder para o elemento de descobertas do Spotify.

Captura de tela: Discover Quickly

“São poucas as funções exclusivas do Discover Quickly, a maioria delas você também consegue fazer no aplicativo comum do Spotify, mas escolhemos destacar a possibilidade de percorrer músicas de forma rápida e visual”, diz Aliza Aufrichtig, designer do Spotify, ao Gizmodo. “Uma das principais mudanças em relação ao app original é a possibilidade de começar a explorar a partir de diferentes lugares.”

Vale notar que o Discovery Quickly não é um projeto oficial do Spotify, embora Aufrichtig e seu parceiro de desenvolvimento, Edward Lee, tenham começado a trabalhar no projeto durante a Hack Week, evento anual para funcionários do serviço de streaming.

Aufrichtig explica que ficou curiosa com músicas japonesas e queria uma maneira de navegar por diversas músicas de uma maneira fácil. Usando a API do Spotify Web, ela conseguiu pegar clipes de 30 segundos e as capas de mais de mil álbuns japoneses. Depois, descobriu que a mecânica de passar o mouse por cima da imagem para ouvir um trecho da faixa seria bem fluida, e então o conceito do Discover Quickly foi criado.

Aufrichtig conta que mostrou a ideia para Edward e ele ficou animado. “Ele me disse ‘uau, que legal, mas eu quero fazer mais coisas. E se pudéssemos entrar num ciclo infinito na busca por músicas, tipo como acontece quando nos perdemos na Wikipedia? E se a gente pudesse ver artistas relacionados e então clicar neles para explorar mais?'”

Captura de tela: Discover Quickly

Essa analogia com a Wikipedia é perfeita. Na prática, o Discover Quickly pode roubar toda a sua atenção e te levar a gêneros que você nunca imaginou existir, e de alguma maneira eles estão ligados às músicas que você já gosta. E, para tornar as coisas mais divertidas, você pode navegar pelas músicas para ver o que vai vir depois.

Você pode experimentar o Discovery Quickly gratuitamente a partir deste link, basta conectar o aplicativo à sua conta do Spotify. Não se surpreenda se você começar a ouvir gêneros como “shimmer psych” ou “acid techno” o dia todo.

Sair da versão mobile