Aleluia! Oito meses depois de liberar streaming gratuito no iOS e Android, o Spotify agora permite que usuários do Windows Phone escutem suas músicas e playlists mesmo se não pagarem um plano mensal. Claro, há algumas restrições caso você não seja assinante.

O Spotify funciona de forma diferente em smartphones e tablets. No celular, nas três plataformas, você pode ouvir suas playlists ou o catálogo de qualquer artista – mas apenas no shuffle, caso você não seja assinante.



Se você não paga os R$ 14,90 mensais, também não poderá guardar músicas offline, e terá que ouvir anúncios. A partir de hoje, tudo isso vale para o Windows Phone também – tanto na loja brasileira, como na americana.

No iPad e em tablets Android, é um pouco diferente: no plano gratuito, você pode ouvir playlists sem o shuffle, mantendo a ordem das músicas; mas você ainda não pode ouvir faixas offline, e os anúncios permanecem.

Para tablets com Windows 8/8.1, não existe um cliente oficial para o Spotify em versão Metro (só a versão para desktop). A melhor alternativa é o Spotlite, disponível apenas na loja americana: para baixá-lo, vá até Painel de Controle > Relógio, Idioma e Região > Alterar Local e escolha “Estados Unidos”. Então basta acessar este link para baixá-lo.

No Windows Phone, alternativas ao Spotify já estavam disponíveis com streaming gratuito, como o Deezer e o Nokia MixRadio – mas dada a popularidade do serviço, usá-lo de graça no celular é uma novidade bem vinda. Você pode baixar o Spotify para Windows Phone neste link. [Spotify Blog]