Se você e seus amigos gostam de ouvir as mesmas músicas e podcasts, o Spotify tem uma novidade que pode ser interessante para vocês. Agora, é possível usar as Group Sessions para ouvir playlists e episódios de podcasts simultaneamente com quem está longe.

As Group Sessions chegaram em maio como um recurso para ceder o controle de uma playlist para convidados, que poderiam colocar novas músicas nela. Era uma coisa pensada mais para festas, o que talvez não faça muito sentido no momento. De lá para cá, o recurso evoluiu, e agora ganha a opção de audição sincronizada.

Para usar o recurso, você e seus amigos precisam ser assinantes Premium do serviço de streaming. Até cinco pessoas podem se conectar a uma mesma sessão.

Na tela de reprodução do app para smartphone, toque no ícone de conectar (um monitor e uma caixa de som lado a lado), escolha Iniciar Sessão e toque em Convidar Amigos. Você pode copiar o código, enviá-lo usando redes sociais ou usar om código do Spotify (aquele retângulo com barrinhas, parecido com um código de barras).

Os participantes podem pausar, dar play, pular músicas e colocar outras faixas na playlist. Todas essas ações se refletem em tempo real para todos os participantes.

Por enquanto, o recurso ainda está em fase beta, então pode haver problemas. Seja como for, pode ser uma experiência bacana em tempos de pandemia e distanciamento social: dá para combinar de ouvir um mesmo disco ou acompanhar um podcast com os amigos, mesmo que cada um esteja em sua casa.