O Spotify anunciou nesta sexta-feira (21) uma novidade há muito aguardada por donos de Apple Watches: agora possível baixar playlists, álbuns e podcasts diretamente no relógio para ouvi-los mesmo estando offline.

Tudo o que o usuário precisa fazer é selecionar o conteúdo que deseja ouvir, pressionar os três pontos em cima da faixa e clicar em “Baixar para Apple Watch”. Uma pequena seta verde vai aparecer ao lado do conteúdo baixado.

De acordo com o Spotify, a atualização também traz suporte da Siri para o serviço de música para comandos de voz usando o relógio. Com isso, os usuários podem falar “E aí, Siri” e pedir para o assistente reproduzir o conteúdo. Só não se esqueça de adicionar “no Spotify” no final da frase.

Dito isso, existem algumas ressalvas. Para baixar listas de reprodução offline, é necessário ter um Apple Watch Series 3 ou posterior, executando pelo menos o watchOS 6. No entanto, o próprio Spotify recomenda que o watchOS 7.1 ou posterior esteja instalado no dispositivo, para obter a melhor experiência. O relógio também precisa de uma conexão de celular ou Wi-Fi. E claro, baixar a versão mais recente do aplicativo na App Store.

Assine a newsletter do Gizmodo

Spotify no Apple Watch

O aplicativo do Spotify no Apple Watch teve uma jornada longa e acidentada. Embora a primeira geração do acessório tenha sido lançada em 2015, foi só em 2018 que o serviço de streaming de música ganhou um app dedicado no smartwatch. Naquela época, ele só funcionava para avançar ou voltar as músicas, sem nenhuma função muito específica. Para completar, o download de arquivos para reprodução offline só estava disponível até então para assinantes do Apple Music.

Anteriormente, os únicos aparelhos vestíveis que suportavam playlists offline do Spotify eram os relógios com sistema Tizen, da Samsung, e os produtos da Garmin. Nesta semana, durante o Google I/O 2021, foi confirmado que o Spotify ganhará uma versão dedicada no Wear OS, plataforma que unifica os softwares da Samsung e Google para relógios inteligentes.