Usar o Spotify no Apple Watch é uma experiência um tanto… sofrida. A primeira geração do relógio da Apple foi lançada em 2015, mas só em novembro de 2018 que o Spotify chegou oficialmente ao dispositivo — e mesmo assim ainda era difícil usar o aplicativo de músicas no smartwatch. Agora, parece que o app ganhou uma atualização que deve tornar seu uso bem mais fácil e permitir o streaming direto de músicas no próprio relógio.

Rumores começaram a surgir em setembro quando algumas pessoas começaram a ver um banner azul escrito “beta” no aplicativo do Spotify para o relógio. Ao que tudo indica, desde o início desta semana, esse mesmo banner está aparecendo para mais usuários. Na imagem, o app pergunta se eles gostariam de ouvir suas músicas pelo Apple Watch sem precisar de um iPhone por perto.

Com isso, a especulação é que o Spotify ampliou o número de pessoas nos testes da função. Ou ainda: que ela está próxima de ser lançada para todos.

A notícia foi divulgada pela primeira vez pelo blog alemão Macerkopf (via 9to5Mac). Hoje, quem tem acesso ao recurso pode escutar listas de reprodução, podcasts, artistas e álbuns do Spotify direto no Apple Watch, seja por Wi-Fi ou 4G. Também há uma opção para transmitir a música para fones de ouvido e alto-falantes Bluetooth. No entanto, não há função de pesquisa no aplicativo. Para isso, você precisa recorrer à Siri ou usar o iPhone.

Spotify no Apple Watch. Imagem: Catie Keck (Gizmodo)

Imagem: Catie Keck (Gizmodo)

Embora eu não tenha sido uma das poucas escolhidas para usar o beta do Spotify, minha colega Catie Keck está testando a funcionalidade no Apple Watch Series 6. Ela diz ter recebido uma notificação perguntando se gostaria de ouvir no dispositivo, com a opção de tocar no ícone do telefone no canto inferior direito para selecionar o Apple Watch. Infelizmente, Catie não tem um Series 6 com 4G, mas pelo Wi-Fi tudo funcionou certinho.

Poder ouvir músicas do Spotify sem precisar de um iPhone é um grande negócio no Apple Watch, porque permite aos usuários do app de música deixarem seus celulares em casa quando estiverem fazendo exercícios (ou quando forem dar uma voltinha). A maioria dos apps de música no relógio são essencialmente controles remotos. Se você quer correr ouvindo suas músicas, mas sem um iPhone por perto, até então você estava limitado ao Apple Music ou ao Pandora, que oferecem reprodução online. Ou então você precisaria de um smartwatch concorrente, como os relógios da Garmin ou da Samsung.

É bom ver mais opções de streaming de música de terceiros em dispositivos Apple para que você não se sinta pressionado a usar o Apple Music. O Pandora se tornou o primeiro serviço de música além do Apple Music a ser compatível com HomePod e, com base no evento da Apple do mês passado, é provável que outras plataformas externas sigam o exemplo em breve.